Carta aberta
ao Sr. Ministro da Educação,
A Escola está
desajustada!
Os
professores desesperados, esgotados e desmotivados! É preciso fixar mais
professores nas escolas. Corpo docente estável. Melhorar o ordenado no início
da carreira e não só no final. Ajudas de custo para estadia e deslocação como
fazem com Juízes, Médicos e Políticos.
Os alunos há
os que estão disponíveis para agarrar o sistema de ensino tradicional e os
outros, menos, que a Escola não lhes diz nada, pelo menos aquela escola a que
são obrigados.
Ao fim de um
mês de aulas, um professor já sabe quem está enquadrado no sistema de ensino
regular e quem deveria seguir um percurso alternativo, mas o aluno não o faz
porque ainda não tem idade para o efeito.
Pensar que se
deveria mudar todos os métodos de ensino é um erro. A maior parte dos alunos,
no ensino regular, seguem perfeitamente o ensino tradicional. Usam com
facilidade o manual, o caderno e o lápis. São capazes de ler um livro e de
escrever textos, basta que o professor oriente nesse sentido. Depois, mesmo
depois, há os outros, aqueles que não querem nada de nada. E o problema reside
precisamente aí.
A
indisciplina é constante na sala de aula. Está localizada. São sempre os mesmos
a ter o mesmo comportamento, aula após aula, disciplina após disciplina. Há
mesmo miúdos muito mal formados. Falta-lhes casa, falta-lhes família,
falta-lhes alguém que os acompanhe e pergunte tão-somente ‘como correu o teu
dia?’.
Ainda que não
se possa substituir ou reeducar os pais, não estará na altura de alterar as
regras e construir nas escolas oficinas com percursos alternativos, aulas
práticas (Pintura, cerâmica, fotografia, carpintaria, padaria, pastelaria…),
para alunos que não se revêm na escola tradicional? Disciplinas em que os
alunos possam ter umas aulas de Linguagem e Comunicação (Ler, escrever,
pensar…) e Cálculo de manhã e Oficinas à tarde? Oficinas que os coloque em
trabalhos práticos e a ver no imediato o resultado ou crescimento do seu
trabalho?
Por que só
existem essas possibilidades se eles reprovarem vários anos?
São esses
alunos, desmotivados na sala de aula, que criam os maiores problemas e procuram
refúgio em tudo o que não seja aula (telemóvel, pontapé na cadeira do colega,
cotevelada…), afinal, ali, aquele lugar, é para eles uma ‘grande seca’.
O problema
não é difícil de resolver, está localizado, haja vontade política!
Agradecendo o
melhor da V. atenção,
Pedro Sousa,
Um Professor (Antigo da República da Praça em Coimbra)
que já lecionou em todos os sistemas de ensino (Regular, Profissional, Formação
Profissional, Especialização Tecnológica no Ensino Superior)