quinta-feira, 21 de março de 2019

Um gajo sofre, mas sofre com estilo!


Um magistrado que maltrata as mulheres. O mesmo magistrado que é apanhado por militares da GNR a conduzir um carro sem matrículas e coloca um processo aos pobres diabos levando-os a ter de o indemnizar. Os banqueiros que roubaram milhões e não há meio de irem bater com os costados na pildra. A violência doméstica que ganha a cada hora que passa mais adeptos. E a grande preocupação é prender o tipo que revelou segredos do Futebol.
Eh, pá! Abençoados jornalistas e humoristas que não têm medo destes tipos! O que seria o mundo sem esta malta? Se pensarmos bem, nem é preciso recuar um século para perceber o cinzentão que pairava no país. A informação era controlada. As piadas eram censuradas. As músicas cortadas. Mas que grande seca…
Ainda me lembro quando comecei a escrever para o jornal. Um miúdo a frequentar os primeiros anos da Universidade. Sangue na guelra q.b. e um herói da aldeia que conseguia dizer o que mais ninguém conseguia. Era cumprimentos para a esquerda. Beijinhos para a direita. Categoria!
Chagam as eleições. Depois outras. Os que antes estavam de um lado, logo passaram para o outro. Dependia do som do sino. Casadela anunciava bom tempo e Stª Quitéria mau tempo. No meio da indefinição de uns, toca a deixar de dar importância a outros. Estatelavam-se que nem tordos. Mas isto antes do PAN aparecer, entenda-se!
Olho para tudo isto com alguma nostalgia. Falta a adrenalina de lutar por uma identidade rural. Falta ver o brilho de uma terra que em tempos teve tudo para brilhar. Falta ouvir o único e verdadeiro chilrear dos pássaros. Mas hoje continuam as mesmas manias de antigamente. As gentes sem coragem de dizer o que pensam. Os indivíduos que só conseguem apontar os defeitos em voz alta nos cafés.
O que ontem era uma visão do mundo em transformação, hoje não passa de uma comédia!
E assim se faz jornalismo e comédia em simultâneo. O jornalismo continua com o mesmo rigor de sempre, mas as atitudes do pessoal não mudaram nada!
UM GAJO SOFRE, ao ver que nada mudou, MAS SOFRE COM ESTILO, porque diverte-se com tanta piada!
Haja sempre muita força no jornalismo local, pois só assim se registam as memórias de um povo!
E, por falar nisso, parabéns ao POVO DE FAFE!