sábado, 24 de outubro de 2015

Fafe não serviu de exemplo à formação de Governo

Será que a coligação em Fafe chegou ao conhecimento de Passos coelho e de António Costa?
Há dois anos atrás escrevia a minha tomada de posição relativamente à coligação que se estabelecia entre o PS e o PSD em Fafe. Não estava de acordo, inicialmente, mas não me foi dada a hipótese de demonstrar isso antes de estar tudo acordado entre as partes. Não conheço os contornos socialistas, mas do lado da social democracia a comissão política concelhia optou por negociar o acordo sem consultar o plenário.
Já de mãos dadas, eis que surge o plenário e foi aí que demonstrei a minha tomada de posição:
1 – “Estabelecer acordo sem a consulta prévia do plenário foi um erro.”
Na minha ótica, devia ter sido feita a consulta ao plenário e, democraticamente, seria feita a vontade da maioria. Eu sabia que iria ficar exatamente como está (neste momento), mas pelo menos era dada a voz aos militantes que também serviram para ajudar na eleição de 2 vereadores.
2 – “Desacordo com a coligação porque a política seguida pelo PS Fafe não asseguravam que todos os fafenses fossem tratados por igual.”
O protecionismo e caciquismo eram mais que evidentes... E, na verdade, a maior parte dos membros transitaram do anterior executivo.
A coligação avançou e, já me referi também a esse assunto, Raúl Cunha começa a mostrar atitudes mais democráticas do que até então. A sua política é virada para Fafe e os Fafenses e há abertura do Município para além dos socialistas. É verdade que só iniciou, mas isso já demonstra vontade de alguma mudança…
Eis que o modelo de Fafe, coligação PS e PSD, começa a ser muito badalado nos discursos políticos. Era tão bom, diziam, que até era discutido lá para Lisboa…
Oh terrinha…
Claro que passar esta mensagem era bom para os intervenientes, sobretudo para justificar o compromisso assumido, mas chegar ao ponto de querer associar esta ideia ao país, alto e para o baile! É óbvio que importa que se entendam em Fafe, mas ponto! Começa e acaba aí!
Se dúvidas existiam, essas estão dissipadas. Em nenhum momento Passos Coelho se referiu ao exemplo de Fafe e… António Costa nem tão pouco deu espaço para abertura a esse entendimento!

Ora bem, o Governo ainda não foi apresentado, tudo pode ser possível até lá! Continuar assim é que me parece prejudicial ao país...