segunda-feira, 16 de setembro de 2019

Alunos, Encarregados de Educação e Professores, Vamos todos às aulas?


O ano letivo está a começar. Talvez seja importante (re)lembrar que a Escola não é só o lugar onde os pais deixam os filhos durante o dia e os vão buscar à noite, quando estes não chegam a casa nos autocarros destinados para o efeito.
Começar por desejar um bom dia de aulas e perguntar como correu o dia é o que todos deveriam fazer por norma, mas pelo menos, vão perguntando como vão as coisas e não partam para agressões violentas, certamente, em muitos casos, os vossos filhos não precisam de avaliadores em casa, mas de alguém que os motive e dê força para os contratempos que vão aparecendo durante o ano letivo.
É mais do que evidente que não se vai desculpar tudo o que os meninos e meninas vão fazer de menos positivo, afinal, o trabalho deles é aquele e é na escola que têm de dar a sua produção.
Já os Professores, esses são aquelas ‘aves raras’, uns totós que acham que podem mudar o mundo e que o mundo não avança sem eles, na verdade, até têm razão. São uns chatos dos diabos, quando ninguém acredita mais na pessoa, lá vem o Professor com mais uma estratégia de remediação para tentar levar aquele ser humano a encontrar uma luzinha, por mais pequenina que seja, no fim do túnel.
Professor que é Professor nunca desiste de um aluno! Muitas vezes, o aluno não acredita nem um bocadinho em si próprio e o Professor aponta mais um caminho a seguir. Claro, lá está mais uma vez a dar trabalho ao menino ou à menina, mas é fantástico ver o orgulho nos próprios alunos quando conseguem atingir os objetivos que já tinham sido dados por eles próprios como perdidos.
Agora imaginem que os alunos, os encarregados de educação, os professores e os funcionários remassem todos para o mesmo lado. Continuaremos a não saber o resultado final, até porque dificuldades e contratempos sempre vão aparecer, mas podemos ter a certeza que para além de aumentar o conhecimento científico de cada um dos intervenientes no processo ensino-aprendizagem, estamos a formar cidadãos de muito nível.
Bom ano letivo a todos!