terça-feira, 22 de outubro de 2019

Água em Fafe é para ricos!


Os políticos não terão nada a dizer?
Viver em Fafe pode ter consequências graves ao final do mês. Os preços exorbitantes da água deixam qualquer um a pensar se vivemos todos num grandioso condomínio privado de luxo.
Ao olhar para a tabela dos valores praticados pela Indáqua, não podemos ficar continuamente sentados à espera que no próximo mês se gastem menos metros cúbicos. É verdade que quem mais gasta tem de pagar mais, mas por que será que existem 4 escalões e com a passagem de um para o outro esteja logo a questão de mais um euro? Não poderia ser mais comedida essa passagem? Não bastaria pagar o mesmo por metro quadrado? Os escalões só servem para usurpar mais dinheiro aos fafenses.
Há coisas que me deixam mesmo perplexo. No meio disto tudo, exceção feita ao Vereador do PSD que por várias vezes alertou para a problemática da água e da sua gestão, não se ouvem ruídos de mais representantes fafenses. Para que servem mesmo os Vereadores e Deputados Municipais? Não serão eles eleitos para lutar para a qualidade de vida da população? Ou será que só estão lá para arranjinhos de vida? Ter um estatuto de relevo na sociedade? Aqueles pequenos poderes para se armarem lá no tasco das suas aldeias?
Sinceramente, há muita coisa que poderia ser melhorada e a vida dos fafenses alterava-se para melhor significativamente, mas ou as ideias não abundam para os lados dos representantes eleitos, poucos são os que se pronunciam nas assembleias, ou mais uma vez só servem para abanar bandeirinhas e nem sabem bem a razão que os leva a estar ali.
Mexam-se! Façam alguma coisa! É para isso que foram eleitos…
Se o objetivo do município é que as pessoas abandonem os seus poços e adiram à água da rede pública, até por uma questão da própria saúde, vão ter de baixar os preços e arranjar um outro formato para o pagamento do lixo. Gastar mais água não é sinónimo de fazer mais lixo.
Seria injusto se não dissesse que espero algo de positivo nos próximos tempos. Acredito que Raúl Cunha possa fazer a diferença e trazer alguma justiça a esta questão. Como disse em cima, o Engenheiro José Batista já apontou soluções possíveis e o Município só tem de as aproveitar para o bem de todos.
Espero, brevemente, poder dar os parabéns aos responsáveis políticos!