sexta-feira, 24 de maio de 2019

E quem é mesmo o candidato de Fafe ao Parlamento Europeu?


Estar longe da terra não significa que não estejamos atentos ao que lá se passa, muito pelo contrário, as notícias são lidas com mais atenção, afinal é a forma de nos tornar mais perto da nossa terrinha.
Estes dias, dei por mim a fazer uma análise às publicações dos nossos conterrâneos sobre as eleições que se avizinham. Não vi nada de muito inovador. Os grandes comentadores facebookianos continuam a ser os mesmos de sempre. Alguns muito irritados com as notícias sobre os partidos adversários, outros em replicar as suas fotos ao lado dos políticos famosos e ninguém a ter o papel principal nestas eleições.
É claro que não podem ir todos. É claro que não há assim tantos lugares. E também é claro que Fafe não tem assim tanta força no panorama nacional.
Muitos estarão a pensar: ‘Candidata-te tu!’
E eu a pensar: ‘Vou já!’
Por muitas voltas e voltinhas, Fafe continuará a servir para abanar muitas bandeirinhas, quanto muito terá de apoiar os tais ‘mesmos de sempre’. E, ao que parece, não é apenas num partido…
Lá para Setembro ou mais para Outubro haverá novas eleições, por isso, vamos lá ver se desta vez há mais gente de Fafe nas listas, desta vez, ao Parlamento Português. O tal sítio dos deputados. O lugar preferido para encaminhar os filhos, irmãos, esposos…
E ainda, mais uma coisinha, vamos lá ver se os candidatos a deputados de Fafe terão um gabinete na sede dos seus partidos em Fafe para receber os seus concidadãos. Já que têm moradas em Fafe, também podem exercer por cá algum trabalho, não?
Talvez só assim se consiga aproximar mais a política aos cidadãos! Não basta dizer que são de Fafe durante a campanha e depois aquela atitude de ‘vejam lá se não fazem muito barulho que o senhor deputado está a descansar’.