sexta-feira, 12 de abril de 2019

A Escola que eu quero para os Jovens de hoje e Homens e Mulheres de Amanhã


A Escola é de longe um lugar de respeito. Muitos dirão que já não é como era antigamente, mas hoje também não é mais o antigamente e uma Escola prepara para o futuro e não para o passado.
“Dêem-me o filho de um Escravo e eu faço dele um Senhor da Lei ou dêem-me o filho de um Senhor da Lei e eu faço dele um Escravo!»
Foram mais ou menos estas as palavras proferidas há milhares de anos por um daqueles filósofos que refletiram em tanta coisa que ainda hoje continuam a ser referência máxima. Confesso que não sei se foi Platão ou Aristóteles e também não tenho hipótese de investigar, porque também os meus livros da faculdade estão a centenas de quilómetros.
Mais uma vez, aqueles tipos continuam a ser a melhor das referências para os tempos atuais. Chega de queixumes. Chega de atirar areia aos olhos e colocar as Escolas sobre pressões enormes com rankings que nada interessam a não ser para os números.
Falemos antes de Humanismo. Falemos de Relações. Falemos de crianças e jovens de hoje que serão os responsáveis por todos nós amanhã.
Basta de maltratar a Educação!
A Escola tem de pensar mais nas emoções. Tem de pegar verdadeiramente no ideal de ‘mens sana in corpore sano’ (mente sã em corpo são) e colocar o desporto como prioridade, mesmo que seja a andar de bicicleta, ao lado, mas mesmo sempre a acompanhar, o que realmente é capaz de diferenciar o bom do menos bom e isso só está na construção do indivíduo como um ser que vive em comunidade e busca o bem-estar pessoal na satisfação do coletivo. Se o outro está bem, eu estou bem!
Vamos continuar a ensinar as aventuras dos Lusíadas, pela astúcia dos navegadores, o Memorial do Convento, no confronto de ideias, ler qualquer obra de Eça e perceber que tudo pode ser melhor, mas para isso há que acreditar na Educação e na formação individual de cada personalidade. Não há uma educação mais certa do que a outra, mas se juntarmos o melhor de todas elas, criando momentos para estudar e tantos outros apenas para brincar, certamente que estamos a formar os melhores homens e mulheres do amanhã.