segunda-feira, 18 de fevereiro de 2019

Farto destes políticos. Cristina Ferreira tem razão!


«Mudar os salários mais baixos para as pessoas poderem apostar na formação e saber escolher (exigir) melhor! Mudar os políticos! Ai desculpem, não se podem mudar!!! Tem de ser da família... Tipo Monarquia: Família Soares, Família Alegre, Família Encarnação, Família Marques Mendes...
Um cidadão não deveria poder exercer um cargo político (ou pelo menos o mesmo) mais do que 2 mandatos seguidos! Aí sim, haveria cidadania e democracia a funcionar! Algo me diz que o Montenegro apareceu para ajudar a manter os tachos dos amigos de sempre, mas a coisa não lhe vai correr bem ou como pretende. O Rio, embora a precisar de arregaçar as mangas, corre firme entre as margens do Douro. Será?
Há mais lojas para além da rua Montenegro. Algumas ficam mais perto do Rio... E quem compra é o freguês.
O Rio que não caia no erro do Seguro, dar tacho aos do Costa, porque depois leva um chuto de verdade. Aposta nos teus. Abre a pestana ou quem se vai safar é mesmo o Santana.
            Publicava este texto há umas semanas, aquando das notícias sobre o ‘desafio de Montenegro a Rio’, e logo se apressavam a atirar-me pedras, desafiando-me a candidatar. Claro que é fácil dizer isto, sobretudo quando vem de quem tem vantagens familiares, mas o meu sobrenome não é descendente de nenhum senhor fulaninho, o que me obriga a ganhar currículo antes de qualquer aventura. Era uma coisa que gostava que acontecesse, apresentação dos currículos, provavelmente muitas surpresas iriam acontecer. Muitos políticos ficariam envergonhados quando os seus currículos fossem comparados com o dos cidadãos comuns.
Esta minha observação foi tomada tão a sério, que pelo facto de dizer que não era das tais famílias ‘da cunha’ me consideraram que sentia “complexo de inferioridade”. Vejam bem…
O problema é precisamente o contrário: sinto-me com muita garra por nascer numa família humilde e me ter possibilitado estudar e concluir 2 licenciaturas, 1 Pós-Graduação e 1 Mestrado, todos eles na Universidade de Coimbra! Sinto-me com tamanha força que não tenho sequer de me subjugar ao ‘pacovinismo’ de me rebaixar a estes senhores fulaninhos!
Cristina Ferreira lançou recentemente esta frase: «Por que é que a elite se considera superior ao povo?»