sexta-feira, 27 de julho de 2018

Um partido com tiques de elite nunca vencerá em Fafe!


Já há algum tempo não faço uma análise à política fafense e, sabem bem, tenho um gostinho particular por esta temática. Ao contrário do que podem imaginar, sou um tipo atento à política. Porque gosto! Porque me preocupa com a evolução da minha cidade, mas sobretudo com a qualidade de vida das pessoas.
É mais fácil dizer o que está bem. Alegrar a vista dos ‘donos disto tudo’, até porque o comum dos mortais só se aproxima de quem tem voz quando algo lhes toca, depois corre logo para o outro lado a dizer que ‘eles’ é que disseram isso. É verdade, até lhes dá jeito, mas foram eles.
É tramado ser pobre (de espírito)!
O PSD continua a não chegar às pessoas e, ao que parece, nem aos militantes.
Recentemente, o PSD fez uma convenção autárquica. Confesso que me pareceu bem, só que a seguir, no fim de semana seguinte, houve eleições para a distrital e grande parte dos militantes só souberam depois pelo Facebook. Ou seja, uma no cravo e outra na ferradura.
Obviamente, logicamente, evidentemente este é um bom método para indicar quem dá jeito, assim mais ninguém pode apresentar lista…
Outra questão que nos parece bem prende-se com as tomadas de posição dos vereadores do PSD. Aparentam ser bem refletidas… Até aí tudo bem, o problema está em não passarem dos jornais e dos facebooks… Mais uma vez, a mensagem não é suficiente, os canais confortáveis não servem para a maioria da população fafense. É preciso mais! Muito mais!
Já os Fafe Sempre, com a sua festa popular, chegaram às pessoas. É verdade que sacrificaram o pobre do porco, mas a mensagem pôde ser saboreada e o discurso da vitória, daqui a três anos, foi bem notado. O piscar o olho ao PSD também, quando se houve no discurso “… nós e o PSD estamos atentos…” Como se precisassem muito do PSD…
Não! Não estive lá! Mas é fácil perceber quem tem estratégia e conhece o seu público.
O PS eleito vai governando com alguma tranquilidade, mas só acontece porque Raúl Cunha está lá. Deixem-no ir embora e vão ver o que acontece!
O Movimento dos IPF não sei se ainda existe. O BE, o PC e o CDS precisam de coligações para se fazer eleger e ter mais visibilidade.
Marques Mendes, no seu comentário dominical na SIC, sobre as últimas sondagens, dizia que o PSD devia aproveitar as férias para refletir, atendendo à sua fraca posição. Em Fafe não é diferente. O PSD de Fafe tem de refletir a sua estratégia ou, se pretender apenas alguma visibilidade para uns carguitos para os mesmos de sempre, deixar-se estar. O BE e o PC precisam de pensar um Movimento forte independente e com independentes. O CDS até ver será refém do PSD. O PS e o FS andarão a medir forças todos os dias!
Ou seja, tudo normal!