quarta-feira, 5 de setembro de 2018

As cidades ficam mais animadas com projetos artísticos


A educação, cultura e arte ainda são muito pouco amadas. Saraus literários, inauguração de exposições, lançamento de livros vão medindo o público pela maior ou menor proximidade ao artista. Não é propriamente o interesse que possa representar a sua obra, porque todos sabemos que os livros são apenas usados até à fila do autógrafo e depois nunca mais são abertos. Se questionarmos aleatoriamente um participante sobre um poema ou um excerto que mais o impressionou, podemos garantir que poucos saberão responder.
Será que vale a pena continuar a apostar na oferta cultural e artística?
Claro que sim! E cada vez mais. Mas não chega anunciar um plano das atividades promovidas pelo pelouro da Cultura. Não chega traçar um projeto de músicas intimistas. O que é preciso é fazer tudo isso, mas trabalhar em sintonia com as Escolas do Concelho. É preciso contruir um Plano Educativo que envolva a Cultura e a Arte. Educar os mais jovens para uma interação permanente com novas linguagens, pois serão estas que lhes permitirão construir um percurso mais culto e levarão ao crescendo da criatividade.
A Escola de hoje precisa oferecer aos educandos propostas que lhes permitam raciocinar, investigar até encontrar as respostas às suas interrogações. Os alunos não são mais estáticos. Os alunos de hoje não querem imposições, mas têm uma mente mais sensível ao desconhecido. Ao que eles próprios desconhecem, o que não implica que já tenha sido descoberto e trabalhado por outros. As artes são exemplo claro disso. Os jovens são capazes de ficar a contemplar uma pintura, uma escultura ou simplesmente atentos a uma representação teatral ou musical se o tema os envolver. Os jovens não são apenas espetadores passivos. Os jovens são atores da sua própria história.
Será que os agentes culturais, políticos, associativos e os próprios professores se podem sentar à mesma mesa e traçar um projeto arrojado para melhorar o sucesso escolar que tanto chateia quando saem os rankings?
A arte é comunicação estética!