domingo, 20 de dezembro de 2009

É Natal…

Múltiplas mensagens de Natal se lançarão durante os próximos dias. Umas, só porque fica bem, e outras, porque não fica mal, são todas importantes para lembrar aqueles que de uma ou de outra forma vão merecendo a nossa atenção ao longo do ano ou dos anos.
Há muita gente que deixamos simplesmente de ver, mas nesta altura toca a telefonar, mandar um email, um postal ou uma msn… é por isso que o Natal se torna uma festa destacada. Certamente que o consumismo não deixa de se meter no que há de mais admirável nas relações humanas, mas se pensarmos um pouco há tanta coisa que nunca se deixa de intrometer no que é mais sagrado. Veja-se o comércio e outras anomalias que se instalam em volta da religião, por exemplo, mas nem esses podem ser uma entrave à grande festividade que é o Natal.
Cada pessoa terá de procurar traçar o seu caminho num percurso de justiça e verdade, sem se importar mesmo com o que possam pensar e muito menos dizer a seu respeito, porque a superioridade humana não está no alto da montanha mas na dignidade alcançada em cada momento.
Para este Natal vamos pedir que a estabilidade familiar seja distribuída pelo mundo e, principalmente, bem no seio das famílias, porque grande parte dos problemas das nossas escolas, reflectidas na revolta e desmotivação dos alunos, só se dá devido a uma desestruturação que teima em alastrar a todos os níveis. Como sabemos que o Pai Natal e o Menino Jesus juntos não têm mãos a medir, convidamos todos os leitores para que possam dar uma pequena ajuda, que não é dispendiosa de géneros, mas só assim é que o mundo poderá ser todo presenteado.
Feliz Natal!
in Jornal Povo de Fafe (22/12/2009)
Pedro Miguel Sousa