sexta-feira, 19 de julho de 2019

Senhora de Antime continua com os Políticos aos seus pés


Há uns anos escrevi uma crónica sobre a Senhora de Antime. Todos sabemos que se trata de um momento importantíssimo nas celebrações religiosas de Fafe. As nossas casas, mesmo pertencendo a outras freguesias, são invadidas pela áurea da Senhora de Antime. É a mãe que vai sempre a acompanhar, as tias que vão ‘pagar a promessa’ e até as celebrações eucarísticas sofrem alterações aos horários.
Este ano, voltei a estar atento aos políticos. À sua atitude comportamental. Mas quando apareceram as primeiras fotos, o meu foco de visão atirou-se logo para a varanda da Câmara. Não estava lá ninguém. Depois apareceram outras e eis que aparecem os políticos fafenses, todos alinhadinhos, na escadaria.
Muito bem!
Até porque quem é mais importante é a Senhora de Antime. Sempre me fez muita confusão ver os políticos no pedestal do varandim como se fossem uns verdadeiros monarcas e a Senhora cá em baixo. Virada para eles. Como se Ela é que lhes estivesse a prestar uma homenagem.
Também nunca percebi por que é que os padres embarcavam nesta ‘palhaçada’.
Agora é diferente. Os políticos descem à rua e olham para cima. Podem até nem ter devoção e nem estar espiritualmente a venerar a ‘Senhora do Sol’, mas certamente que a sua atitude é bem mais merecedora de aplauso.