quinta-feira, 18 de outubro de 2018

No meio do escuro, quem tem uma lanterna vai à frente!


Penso que ninguém ficou indiferente ao resultado das eleições no Brasil. Parece que ninguém quer perceber como é possível um candidato, assumidamente contra tudo o que seja a liberdade individual, ter um resultado tão elevado. Mas a resposta está apenas num ponto muito concreto: Quando não há nada, tudo que venha é bom!
O que fez disparar Bolsonaro foi uma comunicação muito bem montada. Um indivíduo que conseguiu iludir tudo e todos com um discurso radicalista e só tem êxito porque as palavras de igualdade e democracia já não funcionam, já ninguém acredita nessa possibilidade e também já todos se aperceberam que há uns mais iguais do que outros.
O Povo Brasileiro cansou de demagogias. O Povo Brasileiro quer uma mudança radical e para isso está disposto a correr um risco enorme, simplesmente porque não acredita mais nas políticas de continuidade.
Não chega dizer #elenão. Não basta mostrar que o outro candidato não tem valores ou mesmo não presta. É preciso mais. É preciso traçar projetos que possam elevar a vontade das pessoas para continuar a trabalhar para um país devidamente mais sério e mais credível.
O Brasil é lindíssimo para os ocidentais que o conhecem à luz das telenovelas, mas é lá que se encontram altas taxas de criminalidade. É no Brasil que a diferença entre pobres e ricos é enorme.
Confesso que fico muito apreensivo com a possível eleição de alguém que afirma tanta barbaridade. Mas mais me convenço que está na altura de aprender com tudo isto e perceber que todos temos de exigir muito mais a quem nos representa.
Não nos podemos deixar iludir pelo caciquismo das feiras, nem querer dizer que somos muito mais evoluídos se aceitamos que nos governem aqueles que nem uma proposta de intervenção conseguem escrever.
O Brasil precisa de uma dose enorme de investimento na formação. Mas Portugal também.