quinta-feira, 14 de setembro de 2017

100 anos e humor requintado

Tive o privilégio, pela primeira vez na minha vida, de estar presente numa festa do centésimo aniversário. 100 anos. É verdade. Não é fácil. E, obviamente, isso leva a uma grande festa. Familiares e amigos rodeavam as mesas fartas, mas era lá no fundo que estava a poltrona com a Rainha da festa ou, como dizia a aniversariante com o seu tom de graça, ‘a santinha de Arouca… toda a gente vem ver a santinha de Arouca’ e as gargalhadas saltam em toda a sala.
Já não é fácil chegar aos 100 anos, mas chegar a essa idade e com a capacidade de brincar com as situações e usar um humor muito peculiar, aí é que é caso para dizer: viva a vida!
Florinda Silva Lemos, 100 anos. É a Mulher que vai á frente na idade em Regadas. É também a tia da minha cara-metade que logo me disse: «Não és da família, mas vais ser. Sorte! Sorte aos dois!». Eu apenas agradeci, mas retive cada palavra, afinal era a matriarca. Noutros tempos seria mesmo a chefe da tribo. Tempos em que os anciãos eram os grandes conselheiros, orientadores, e toda a gente os respeitava sagradamente.
A vida pregou-lhe algumas partidas. Enviuvou extremamente cedo, mas era preciso cuidar da sua família, do seu legado, e fê-lo com muita mestria. Basta apenas conhecer aqueles que lhe são mais próximos.

Se mais não podermos tirar de todos estes anos, fiquemos pelo exemplo de luta e perseverança de uma mulher de armas. Retiremos o exemplo de mãe e mulher dedicada e olhemos para a grande festa em que familiares e amigos se juntaram para celebrar a vida. A sua vida ou a vida de cada um com a sua, porque só assim é que a comunidade faz sentido.
#jornalpovodefafe