quinta-feira, 7 de julho de 2016

Criar sinergias. Criar laços. Criar redes.

“Dinâmicas de Grupo”
 Este foi o desafio lançado nos últimos tempos em cada uma das atividades em que o Club alfa participou. O Encontro Nacional das Associações Juvenis, o Conselho Inter-Regional da Federação das Associações Juvenis do Distrito de Braga, os programas de incentivo ao investimento… enfim, são muitas as indicações que apontam a união de esforços como o único caminho para a transformação social.
O Club Alfa tem vindo a reestruturar o seu campo de ação. Muitos projetos foram sendo planeados mas a sua concretização fora impossibilitada por falta de infraestruturas, até que uma nova reviravolta nos elucidou e as soluções começam a fazer sentido.
O caminho não está percorrido, apenas foi iniciado. O Club Alfa é uma Escola não-formal. É uma Escola que trabalha com os tempos livres, oferecendo atividades educativas, desportivas e de lazer. As atividades propostas são trabalhadas por profissionais de várias áreas, mas o plano pedagógico é todo ele traçado a partir de programas educativos do Governo de Portugal. Trabalhar em sintonia é uma missão. Trabalhar com o mesmo fim, ou seja, construir no jovem um cidadão capaz de enfrentar novos desafios é o objetivo.
O Jovem que usufrui das atividades do Club Alfa tem a oportunidade de experimentar diferentes linguagens que lhe são propostas, algumas delas tão vulgares, mas também são confrontados com visões hipoteticamente adulteradas da realidade e, assim, nasce a transformação do real.
Uma Escola não pode encerrar o conhecimento no final do primeiro livro. Uma Escola tem de continuar a estudar, a investigar e a apresentar resultados e respostas para as mais variadas questões. É assim que nasce o tema desta revista “Dinâmicas de grupo”, que mereceu a reflexão de pessoas que trabalham com jovens em áreas diferentes, porque acreditamos que o Associativismo Juvenil pode dar resposta a algumas dificuldades geracionais, pela sua proximidade com os mais jovens, mas para isso acontecer é preciso em primeiro unir esforços entre Associações, Escolas e Autarquias, num trabalho conjunto com as Famílias.
Pensar a cidade. Pensar a Pólis. Pensar os Jovens é pensar o Presente e o Futuro.
A última edição da revista ‘alfa’ pode ser consultada no site http://academiaclubalfa.wix.com/clubalfa


in Jornal Povo de Fafe