quarta-feira, 6 de maio de 2015

Somos todos pessoas, o resto é insignificante...


Fotos de Hugo Pinheiro

Gosto disto. Isto é a Educação a funcionar. Também é o Humanismo. A integração social. O verdadeiro sentido das palavras “vida humana”.
O Projeto tem a designação de “Pintar para lá dos riscos”. Já tinha ouvido falar dele, mas não fossem as fotografias e quase me passava despercebido ainda que o Atelier do Escultor Pedro Figueiredo esteja situado no mesmo edifício onde leciono. Abençoadas Redes Sociais que tanta coisa fantástica nos permite. Será mais do que evidente que é um projeto pessoal, caso contrário a comunidade escolar estaria informada, mas neste caso é algo que requer toda a atenção de mãos artísticas inspiradas pela criatividade e, por isso, todo o ruído não importa…
Os Escultores Pedro Figueiredo e Carolina Lourenço moldaram o barro, tiram o molde e logo surgirá a obra… mas a verdadeira obra já está feita neste enorme ato performativo da construção humana.
Parabéns aos dois. Parabéns ao autor do projeto. Parabéns ao Pedro Figueiredo, meu amigo…
Isto não é meu. Não sou eu. Mas é a humanidade sem diferenças e eu sou feliz também!

 Pedro Figueiredo|Escultor foi um dos 25 artistas convidados pela Associação Portuguesa de Portadores de Trissomia 21 para integrar o Projeto "Pintar para lá dos riscos".