sexta-feira, 11 de maio de 2012

A Queima é dos estudantes, Fitas fazem-nas os políticos!

No mundo dos estudantes a vida é outra. Ano após ano, numa mesma atmosfera hilariante, as ruas da cidade alteram o seu habitual percurso e todas vão dar ao parque. As noites são dias e os dias noites. Qualquer descrição poderia ser simplesmente um retrato objetivo, mas o misticismo académico de quem sente a nostalgia de tempos de outrora, revistos em cada reencontro presente, não deixam que uma cerveja seja apenas uma cerveja porque o espaço tem gente e a cidade tem visco.




Coimbra merece uma atenção especial nesta altura do ano. A cidade dos estudantes, comandada pela velhinha ‘Cabra’, que tem na sua história a inspiração de tantas outras academias, está a festejar a sua Queima das Fitas. Embora não tenha escolhido a crítica política como mote das suas celebrações, os estudantes não deixaram de aproveitar o cortejo para mostrar as suas preocupações e a Troika satirizada desfilou pelas ruas da cidade.

Diversas atividades culturais (Concurso de DJs, Peddy Paper, Jam Session, Teatro de Rua, Mês do Fado, Concurso Desenho, Peddy Tascas, Concurso de Fotografia, Concurso de Bandas, Trivial, Concurso de Curtas-Metragens) e desportivas (Passeio Solidário, Poker to queima, Caça ao Tesouro, Descida do Rio, Matraquilhos Humanos, 24h Futebol 5, Paintball, Orientação Noturna, Torneio de Sueca, Torneio de PES, Torneio de Ténis de Mesa, Torneio de Matraquilhos, Aeróbica, Snow Trip) são organizadas pela Comissão da Queima das Fitas, mas o destaque está sempre na grande semana onde os estudantes se concentram em força com o baile de gala, o chã dançante e a garraiada acompanhadas com as noites do parque. Salvaguardando os nomes já clássicos, este ano surgiram muitas novidades nas bandas escolhidas: Fragmentos, Grupo Revelação, Vencedor do concurso de bandas, We Trust, The Hives, Hi-Fi, José Mendes, Quim Barreiros, PAUS, Wraygunn, HMB, Buraka Som Sistema, Prana, X-Wife, Supernada, Jean Elan, Cosmo Klein, Steve Aoki, doismileoito, Salto!, All Star Band com Rui Veloso, Jorge Palma, Lúcia Moniz, Virgul & Cool Hipnoise.

Depois de uma pausa nos estudos para viver momentos intensos, a cidade volta ao normal. As pessoas regressam ao seu dia a dia e as atenções voltam-se para o final do ano letivo com os exames para avaliar o conhecimento e preparar mais uma fornada de gente para trabalhar em prol do futuro deste país. Todos os anos em Coimbra e no restante país saem novos rostos para o mundo do trabalho. Uns conseguem com alguma facilidade encontrar um local para colocar à prova as suas capacidades, mas muitos outros veem-se confrontados com o flagelo do desemprego que se está a tornar um monstro de proporções incontroláveis. Importará que estes jovens percebam que o futuro é deles e que as heranças não são as melhores, por isso não podem mais ficar à espera do amigo que conhece outro amigo e até ‘dá um jeitinho’ para o emprego, mas têm de pôr o seu conhecimento e a sua ousadia a funcionar, porque o país não vai lá com aqueles que vivem na sombra mas com os que ousam arriscar contra as correntes.

Se os poderosos fazem fitas, os conhecedores saberão usar o fogo!



Pedro Miguel Sousa, in Jornal Povo de Fafe (11-05-2012)