sábado, 29 de outubro de 2022

O segredo está nos Professores Contratados

 O problema das Escolas e da falta dos professores está nas bases e só avançará com uma verdadeira aposta na melhoria de condições aos professores contratados.

 

Afinal, não basta autorizar todo mundo a dar aulas... é preciso valorizar a profissão: Aumento de salário, ajudas de custo a professores deslocados a mais de 50 km, progressão na carreira sem avaliações por quotas. Se é excelente não é muito bom e se é muito bom, não é bom! Onde já se viu uma Escola só ter um Excelente para atribuir, dois muito bons e o resto bom ou por aí abaixo?

Se três alunos tirarem excelente, o professor não vai dar a nota só a um, tem mesmo de a dar aos três. Por que não é assim na avaliação dos Professores? Fácil, assim só sobe de escalão o excelente e são mais uns milhares de euros retidos… Isto cabe na cabeça de alguém?


O problema das Escolas não está nos alunos, mas nas políticas do governo... donde saem as ideias, os projetos e projetinhos… é na base que tudo se resolveria. É nas exigência e autoridade dentro da Escola.

Mas também está no facto dos professores não perceberem que a luta pela dignificação da carreira está nas bases, nos professores contratados, naqueles que serão o futuro das escolas. É preciso apostar fortemente no incentivo à carreira. É preciso mostrar que a profissão

Os professores, em vez de andarem a mostrar que sabem mais do que os outros nas redes sociais, ou de se preocuparem apenas com o seu quintalzinho, se se preocupassem mas é a exigir ao governo melhor salário... em primeiro para os contratados, ajudas de custo para mais de 50km da residência e avaliações justas… certamente que a educação sairia a ganhar!

Concentração. Foco. Atitude.

#professorescomclasse #dasalaparaomundo #educaçãoéopilardasociedade

(In jornal Povo de Fafe)