Agora que as birras estão a acalmar, importa deixar dois pensamentos:
1 - Humildade!
Quem hoje manda, amanhã será mandado, nem que seja para o 'caralho!'
2 - Governo de preferência da maioria dos portugueses?
Não me parece. É que não sei se repararam, mas o PS não ganhou mesmo as eleições. A coligação PàF foi a mais votada... Dizer que juntos (PS, CDU e BE) têm mais votos? Aí é verdade! Mas seguindo esta ordem de ideias, o Governo seria preferência se fosse constituído por elementos dos três partidos... o que não é!
O que podemos aceitar, facilmente, é como diz o Psicólogo Rocha "Governo da preferência da maioria Parlamentar".
Aqui, a conversa já é outra!
ESCRITA | ARTE | PUBLICAÇÕES | PROJETOS
sexta-feira, 27 de novembro de 2015
sexta-feira, 13 de novembro de 2015
Passos não percebeu o que eu disse há um mês, só pode!
Ó Pá, vê lá se te orientas!
Eu escrevi no dia 13 de Outubro «… o que António Costa anda a fazer é legítimo. Está contemplado na constituição. Se há alguma coisa errada, então mude-se primeiro a Constituição!»
Mas, vamos agir como deve ser, ou seja, não é agora que se deve mudar a Constituição só porque já não serve… isso ou era antes ou depois de serenar as coisas. Se bem que eu continuo a achar que neste aspeto não tem de mudar nada. O que tem de mudar é a atitude dos políticos e perceber de uma vez por todas que o Povo é que mais ordena.
Continuo a considerar que o Partido mais votado deve governar! Mas depois disto, todos ficámos a saber que as coisas já não serão mais assim e… sabem que mais… ainda bem!
Os políticos perdem com maior facilidade o poleiro se ‘se armam aos cágados’ e o Povo começa a pensar duas vezes antes de eleger alguém…
E, ó Passos, acho que deves continuar as sessões de esclarecimento que iniciaste pelo país… mas sem birras, ok?
Eu escrevi no dia 13 de Outubro «… o que António Costa anda a fazer é legítimo. Está contemplado na constituição. Se há alguma coisa errada, então mude-se primeiro a Constituição!»
Mas, vamos agir como deve ser, ou seja, não é agora que se deve mudar a Constituição só porque já não serve… isso ou era antes ou depois de serenar as coisas. Se bem que eu continuo a achar que neste aspeto não tem de mudar nada. O que tem de mudar é a atitude dos políticos e perceber de uma vez por todas que o Povo é que mais ordena.
Continuo a considerar que o Partido mais votado deve governar! Mas depois disto, todos ficámos a saber que as coisas já não serão mais assim e… sabem que mais… ainda bem!
Os políticos perdem com maior facilidade o poleiro se ‘se armam aos cágados’ e o Povo começa a pensar duas vezes antes de eleger alguém…
E, ó Passos, acho que deves continuar as sessões de esclarecimento que iniciaste pelo país… mas sem birras, ok?
quinta-feira, 5 de novembro de 2015
O país neste impasse tem benefícios
Começo a acreditar que este é um bom momento na política nacional.
1 - Ouve-se falar mais nas propostas dos partidos do que em tempo de eleições;
2 - Todos prometem um futuro risonho: uns querem devolver dinheiro outros baixar impostos...
QUE MARAVILHA!
Até parece período de férias...
Será que podiam adiar a tomada de posse para Setembro de 2016?
1 - Ouve-se falar mais nas propostas dos partidos do que em tempo de eleições;
2 - Todos prometem um futuro risonho: uns querem devolver dinheiro outros baixar impostos...
QUE MARAVILHA!
Até parece período de férias...
Será que podiam adiar a tomada de posse para Setembro de 2016?
quarta-feira, 4 de novembro de 2015
Este ano foi mais fácil colocar os professores do que os políticos
Este ano não está fácil dar início aos trabalhos na Assembleia da República! E, pelos vistos, o Governo corre sérios riscos de ser substituído já no primeiro mês, o que não constituirá problema para voltar a ser chamado, visto que se trata da primeira colocação após os resultados e pode ser denunciada.
Claro que estamos à espera que volte para a 'Bolsa de Recrutamento'. Depois, ou entra na BCE ou em Oferta de Escola... se tiver oportunidade, ou seja, se não estiver ninguém com maior graduação, obviamente!
Estas colocações são mesmo uma chatice, mas é assim enquanto não mudarem as regras!
Claro que estamos à espera que volte para a 'Bolsa de Recrutamento'. Depois, ou entra na BCE ou em Oferta de Escola... se tiver oportunidade, ou seja, se não estiver ninguém com maior graduação, obviamente!
Estas colocações são mesmo uma chatice, mas é assim enquanto não mudarem as regras!
sexta-feira, 30 de outubro de 2015
É legítimo?
Já há Governo. Finalmente.
À primeira vista até parece tudo voltar ao normal, não fossem as notícias hora
a hora de quem viaja de automóvel e ter por hábito fazer-se acompanhar pela
emissão da rádio. Passos Coelho foi indigitado Primeiro-ministro e, assim, deve
continuar até novas eleições ou alguma força em contrário.
A maioria dos votantes
elegeu a Coligação. Goste-se ou não, teve a maioria dos votos. Também sei que a
constituição permite que se juntem as forças menos votadas e se predisponham a
formar governo, contudo, independentemente de contas e continhas, haverá sempre
uma coligação mais votada.
Estas eleições são um
marco importante na história da democracia. Abriu definitivamente um precedente
com a nova postura dos partidos da esquerda em construir alianças, o que vejo
com bons olhos desde já e sei que vai fazer com que as crispações no futuro sejam
muito mais moderadas.
A partir de agora, todos
podem fazer parte do governo e isso vai obrigar a que haja mais humildade dos
políticos, porque hoje podem mandar e já amanhã serem mandados.
Discute-se nas diferentes
cores políticas distritais os cargos para IEFP, IPDJ, Segurança Social… o que
significa que em causa não está só a eleição de um governo, mas tudo o que isso
representa. Seja quem for para o Governo, há já muitos ‘tachos’ para distribuir…
e isso aguça o apetite! Se assim não fosse, nem um terço destas questões
estaria em causa e já havia governo há muito…
A política precisa de
renovação e, muito sinceramente, acho que isso já começa a verificar-se. Nada
será como até aqui!
No final, deste jogo, só
para nós que ninguém nos ouve, António Costa pode não sair muito bem. É que se
não aprovar o programa do governo, com a abstenção, e se prontificar com o BE e
a CDU em formar governo, as coisas podem não correr bem e aí… o povo não vai
perdoar e, internamente, acho que também não! Se constituírem governo, terão de
rezar todos os dias para que tudo corra pelo melhor…
Seja como for, ainda tenho
sérias dúvidas que o Presidente da República passe logo para essa hipótese!
A ver vamos!
sábado, 24 de outubro de 2015
Fafe não serviu de exemplo à formação de Governo
Será que a coligação em Fafe chegou ao conhecimento de
Passos coelho e de António Costa?
Há dois anos atrás escrevia a minha tomada de posição
relativamente à coligação que se estabelecia entre o PS e o PSD em Fafe. Não
estava de acordo, inicialmente, mas não me foi dada a hipótese de demonstrar
isso antes de estar tudo acordado entre as partes. Não conheço os contornos
socialistas, mas do lado da social democracia a comissão política concelhia
optou por negociar o acordo sem consultar o plenário.
Já de mãos dadas, eis que surge o plenário e foi aí que
demonstrei a minha tomada de posição:
1 – “Estabelecer acordo sem a consulta prévia do plenário
foi um erro.”
Na minha ótica, devia ter sido feita a consulta ao
plenário e, democraticamente, seria feita a vontade da maioria. Eu sabia que
iria ficar exatamente como está (neste momento), mas pelo menos era dada a voz
aos militantes que também serviram para ajudar na eleição de 2 vereadores.
2 – “Desacordo com a coligação porque a política seguida
pelo PS Fafe não asseguravam que todos os fafenses fossem tratados por igual.”
O protecionismo e caciquismo eram mais que evidentes... E, na verdade, a maior parte dos membros
transitaram do anterior executivo.
A coligação avançou e, já me referi também a esse assunto, Raúl Cunha começa a mostrar atitudes mais democráticas do que até
então. A sua política é virada para Fafe e os Fafenses e há abertura do
Município para além dos socialistas. É verdade que só iniciou, mas isso já
demonstra vontade de alguma mudança…
Eis que o modelo de Fafe, coligação PS e PSD, começa a
ser muito badalado nos discursos políticos. Era tão bom, diziam, que até era
discutido lá para Lisboa…
Oh terrinha…
Claro que passar esta mensagem era bom para os
intervenientes, sobretudo para justificar o compromisso assumido, mas chegar ao
ponto de querer associar esta ideia ao país, alto e para o baile! É óbvio que
importa que se entendam em Fafe, mas ponto! Começa e acaba aí!
Se dúvidas existiam, essas estão dissipadas. Em nenhum
momento Passos Coelho se referiu ao exemplo de Fafe e… António Costa nem tão
pouco deu espaço para abertura a esse entendimento!
Ora bem, o Governo ainda não foi apresentado, tudo pode ser possível até lá! Continuar assim é que me parece prejudicial ao país...
quinta-feira, 15 de outubro de 2015
terça-feira, 13 de outubro de 2015
António Costa está a fazer o que a Constituição lhe permite
Por um se ganha e por um
se perde
A novela anda animada.
Uma reunião aqui, outra acolá… faz-me lembrar quando um gajo quer comprar um
carro novo. Primeiro escolhe-se o carro, depois percorrem-se os stands da
própria marca para ver quem dá mais (desconto à compra).
No início, acreditava que
António Costa andava a juntar munições junto do BE e da CDU para conseguir ganhar
a batalha à Coligação. Não para ser indigitado Primeiro Ministro, mas para
obrigar a Coligação a aceitar as suas propostas. Hoje não me parece tanto isso…
Primeiro, para que fique
claro, o que António Costa anda a fazer é legítimo. Está contemplado na
constituição. Se há alguma coisa errada, então mude-se primeiro a Constituição!
Segundo, parece-me bem
que Costa reúna as tropas no Largo do Rato e, democraticamente, assumam uma
posição. Parecia-me mal era se o Costa fizesse isso sozinho ou com dois ou
três.
Terceiro, vejo que estas
eleições serão um marco histórico pela abertura do BE e da CDU, coisa que até
agora nem se imaginava.
Quarto, e para concluir, continuo
a achar que quem deve governar é a Coligação, porque foi a mais votada. É
evidente que terá de saber negociar muito bem, mas será fácil, até porque
Passos Coelho já demonstrou que tem firmeza noutras circunstâncias, como foi a
demissão ‘irrevogável’ do Portas…
Já António Costa, não me
parece que estará em bons lençóis. Ele tinha a obrigatoriedade de ganhar. Não
achei piada nenhuma ao que fez ao seu camarada Tozé. Se queria ser candidato,
deixava António José Seguro cumprir o seu mandato e candidatava-se a seguir…
não com facadas nas costas! Mas, vá…, esta posição tenho-a há anos em relação a
muita coisa… Se António Costa se colocar em bicos de pé para ser Primeiro
Ministro, terá muitas dificuldades quer na sua legitimidade popular quer dentro
do seu próprio partido.
Saber perder é tão
importante como saber ganhar!
Subscrever:
Mensagens (Atom)
