segunda-feira, 23 de fevereiro de 2015

ACADEMIA CLUB ALFA ESTÁ PRONTA A ARRANCAR COM FORÇA

E foi assim! Um dia, num daqueles dias que acordamos com vontade de fazer alguma coisa de útil pela sociedade, resolvi abrir o computador, o mail do Club Alfa e enviar um ofício ao Diretor Regional do Norte do IPDJ. A resposta não tardou e a reunião acontecia. O melhor disto tudo é que não saí daquela reunião apenas com vontade de fazer o que tinha planeado, mas com as orientações do Dr. Manuel Barros, o projeto de criação de uma Academia seria o mais viável para o futuro do Club Alfa.
Foram alguns meses a planear, a construir o site, a estabelecer parcerias, a reunir consentimento entre os associados, ser contemplados pelo voluntarismo de amigos na construção de flyers (Designer Hugo Pinheiro), adquirir material didático, mas eis que a ACADEMIA CLUB ALFA tem um plano de ação que abrange diferentes vertentes: Educativo, Cultural, Artístico e Desportivo. E, como pode ser visível no site, há atividades para todas as idades.
A todo o momento, mediante os projetos que estão e outros serão candidatados, muitas outras novidades poderão surgir, até quase já poderíamos dizer que vão mesmo surgir, é simplesmente uma questão de tempo. Só está lançada a primeira etapa!
O Assessor do Presidente do Município de Fafe também já nos recebeu. E, o mais incrível que possa parecer, tudo foi muito rápido. Há finalmente uma Câmara de Fafe que ouve os fafenses. (Ainda que há alguns assuntos que deixam a desejar… e vamos ter tempo de abordar mais à frente). Seja como for, no gabinete de Raúl Cunha há diálogo possível. Verdade seja dita, as atividades têm-se multiplicado com a abertura a novas propostas que estão a ser realizadas durante este mandato. Veja-se a “Queima do Pai das Orelheiras” realizada entre o Município e a Junta de Fafe…

Porque o CLUB ALFA quer fazer uma grande festa, estão todas as crianças convidadas para a abertura do Mundo Aventura da ACADEMIA CLUB ALFA, DOMINGO, 15H00, na ZONA BOWLING.

Há insufláveis, casas de brincar, escorregas… para se divertirem (sem pagar nada, nesse dia, ok? )

Qualquer esclarecimento... é só perguntar!

quinta-feira, 12 de fevereiro de 2015

No papel de Modigliani



Ainda não é desta vez. As especulações começaram e os alertas também - só para não seguir os exemplos tão conhecidos, mas não, ainda não, pelo menos por agora. Não é a minha candidatura a qualquer tipo de cargo político. Neste campo comparo-me muito ao ministro das finanças grego, porque não quero ser político, pelo menos como os que conhecemos.
Esta fotografia não é mais do que um trabalho de caracterização sobre a personagem de Modigliani. O artista. Através de um convite que me pareceu desafiador, lá servi de modelo a este trabalho apenas interessante para mim do ponto de vista do Ator, quer do trabalho de interpretação quer do estudo da personagem.
Quanto ao filme. É todo ele um hino ao mundo turbulento e excêntrico. As vivências ao máximo dos exageros da vida e a obsessão pela arte.

Ficha Técnica
Modigliani - Pedro Sousa
Fotografia: Hugo Pinheiro
Maquilhagem: – Jael Paiva (Beautymakeup)
Cabelo: Ana Filipa Sousa (AnasousA Cabeleireiros)


quarta-feira, 11 de fevereiro de 2015

ACADEMIA CLUB ALFA


Depois de alguns meses de trabalho, conjugado sempre com a atividade profissional, como tem de ser, acho que já posso levantar um pouco do pano sobre a ACADEMIA CLUB ALFA.
O Club Alfa, entidade detentora da Academia, decidiu finalmente arregaçar as mangas e começar a projetar um conjunto alargado de atividades que será lançada já durante o mês de Fevereiro.
Há espaço para todos. Desde os mais pequenos aos adultos. Temos já estabelecidas várias parcerias e vamos continuar a contactar com mais entidades que possam ser nossas parceiras e, desta forma, contribuir para uma verdadeira cidadania ativa.
Deixo aqui o link para a página da ACADEMIA CLUB ALFA e brevemente apresentaremos o nosso site, onde se poderão inscrever ou inscrever os vossos filhos nas atividades.

segunda-feira, 2 de fevereiro de 2015

OS GREGOS SÓ DERAM O PRIMEIRO PASSO

Já me enerva tanto alarmismo em torno da Grécia. Até o Presidente dos EUA já interveio e constatou o que era óbvio há tanto tempo, mas que os ‘senhores do poder’ não queriam admitir. A síndrome de pobreza é filha da puta. Um indivíduo que nasça pobre está literalmente fodido. A menos que resolva deixar de pensar em pensar e passe a fazer o que os eruditos da treta quiserem que ele faça.
Há por aí muito fascista disfarçado de bom samaritano. Ou todos pensam como eles, e está tudo bem e é um gajo cinco estrelas, ou se tentar ousar sequer discordar já é tratado como um impostor. Sociedade de merda que só quer gente a pensar como eles.
Deixemo-nos de tangas! Só não vê quem não quer. Se uma pessoa tem a infelicidade de pedir um empréstimo e em vez de lhe darem margem para pagar as dívidas, o que implica dar espaço para que possa produzir, o obrigam a pagar num curto espaço de tempo e a juros altíssimos, essa pessoa jamais conseguirá ultrapassar essa barreira.
Ao contrário dos direitistas que governam a Europa, a Grécia já veio dizer que vai pagar as suas dívidas mas precisa de mais tempo. Como são pessoas inteligentes, pelo menos demonstram para já, aumentam o salário mínimo e isso vai fazer com que haja poder de compra. O poder de compra vai fazer com que a economia se movimente. Parece-nos um princípio básico da Introdução à Economia.
O verdadeiro problema que está a assombrar a Europa não me parece que seja o Syriza ter ganho e isso ser uma ameaça para a economia, o que me parece é que os grandes líderes europeus, nomeadamente os que estão à frente dos países, começam a ficar assombrados com a ideia de mudança que vai acontecer na Europa. Os políticos e o modelo de políticas atuais estão absoletos há anos e anos, só ouvem o povo em alturas eleitorais e até lhes batem à porta a pedir opinião, como se se importassem com alguma coisa, e logo a seguir passam por eles na rua e já nem os conhecem. Querem milagres?

Os espanhóis já dizem “PODEMOS”…

segunda-feira, 19 de janeiro de 2015

SOU O PRÓXIMO MINISTRO DA EDUCAÇÃO

No post “Os Politécnicos agora já reagem?” pode ser lido o seguinte texto:
Se querem ver a qualidade dos alunos façam uma prova quando saem das faculdades a nível nacional e atestem o nível dos cursos. Depois, obriguem os professores (a custo zero) a uma constante reciclagem e vão às escolas para ver como eles trabalham e, principalmente, como eles lidam com o público cada vez mais difícil. Isso é que será uma prova de verdade.
Um professor até pode tirar 20 valores numa prova, mas não significa que seja um excelente pedagogo numa sala de aula!

Após as notícias que agora nos chegam da OCDE, que em nada me vêm surpreender, obrigam-me a dizer:
 Eu não digo? Querem avaliar-me? Apareçam... Sentados no ar condicionado não vão perceber que 'os alunos não são máquinas'. Eles têm comportamentos humanos, sendo que às vezes ninguém os percebe..., mas são pessoas, ok? Reagem... têm dor de dentes, barriga e tudo o resto... e isso não está planeado em Lisboa. Já agora, alguns também têm fome... que é o que mais me custa aceitar!

E, ainda, mais acrescento:
Começo a acreditar que sou mesmo bom! É claro que estou a brincar, mas o certo é que isto é óbvio... ao tempo que defendo reciclagem, formação... obrigar mesmo os professores a terem formações que lhes permitam ganhar novos utensílios de trabalho. Já escrevi algumas vezes sobre isto e agora é a OCDE a dizê-lo... Da minha parte, só falo porque ando no terreno! E não tenho ar condicionado...


ESTAREI PREPARADO PARA ASSUMIR FUNÇÕES GOVERNATIVAS?

terça-feira, 13 de janeiro de 2015

Hoje amo-te mais do que ontem

‘... triste e leda madrugada’. A saudade na despedida sem partires. A vontade de te agarrar na força das palavras entre o calor de um abraço sem fim... As ondas do mar são fios suaves entrelaçando a solidão. A praia, toda a praia, um manto deserto... sem ti.
Era assim todas as manhãs.  

terça-feira, 6 de janeiro de 2015

Quando tem de ser... estamos lá!



A Câmara de Fafe e a tenda da passagem de ano

A polémica podia ter sido evitada? Podia!

Não era para me debruçar sobre este assunto, até porque acho que já causou alguma confusão e a mim, sinceramente, o que mais me parece neste caso é que faltou alguma ponderação.
Tive conhecimento do artigo do Notícias de Fafe e li o post do COMBOIOdefafe e respetivoscomentários. Para ser muito sincero, compreendo todas as partes e aceito-as com muita tranquilidade, acho mesmo que todas as partes envolvidas têm razão, o que me surge é uma ideia que poderia evitar todo este burburinho.
Ora vejamos onde reside o problema:
1 – Há uma queixa por causa de perturbações às pessoas aí moradoras;
2 - Câmara cobra dinheiro aos automobilistas mas não cobrou os dias que este parque esteve ocupado com uma tenda (é que não é só a noite que está em causa).
Agora vamos pensar em reformular isto tudo:
1 – A Câmara em vez de dar licença para montar a tenda, podia ter contratualizado pelo mesmo valor o espaço do Multiusos;
2 – Os vizinhos não eram incomodados;
3 – A Câmara recebia um valor que serviria para a manutenção do pavilhão e, mais importante do que isso, era mais uma atividade num espaço tão mal aproveitado;
4 – Os promotores do evento ainda tinham a possibilidade de aproveitar as alas superiores do pavilhão e disponibilizar umas mesas para quem quisesse uma passagem de ano com mais requinte e juntar a família e amigos (com alimentos preparados por um dos promotores - promoção);
5 – Com um bocadinho de sorte ainda se podia promover também os doces da região e o vinho espumante e assim é que se trabalharia para a promoção do turismo.

No início ainda pensei que a tenda pudesse trazer alguns dissabores para outros espaços que tinham também a passagem de ano como atividade a realizar, mas ao que assisti na Zona Bowling e ao que me falaram noutros espaços, tudo estava muito bem compostinho. Sendo que ao Bowling só lhe faltava arrebentar pelas costuras, por isso… o problema não foi dar prioridade a uns e não a outros, ainda que aqui concorde que há uma precedência aberta!


Apareçam mais iniciativas que Fafe precisa! Convinha era que fossem bem analisadas…