terça-feira, 7 de outubro de 2014

Um bocadinho do meu texto para a Exposição "Formas de Saudade" a inaugurar sábado na Casa da Cultura de Coimbra

Metamorfoses da saudade
  
 «A singularidade de cada obra reside essencialmente na união da harmonia e do ritmo, no equilíbrio de um corpo aparentemente desequilibrado e numa mimesis da natureza em constante transformação.
   A monocromia dá lugar à policromia e o jogo das cores faz a apologia à festa, ao encontro, à saudade. “Formas de Saudade” é uma celebração por excelência do ciclo da vida e de momentos enraizados na história e tradição onde a “tricana” arroga-se como símbolo inabalável. Cada escultura tem vida própria mas em conjunto evocam “o passar do tempo que não passa, o voar do vento que não voa”.»

Pedro Sousa, Mestre em Estudos Artísticos pela Universidade de Coimbra

quinta-feira, 2 de outubro de 2014

Cursos de Formação de Professores na EUAC

A Escola Universitária das Artes de Coimbra (EUAC) tem um conjunto de cursos aprovados pelo Conselho Científico da Formação Contínua (CCFC) destinados à Formação de Professores. Estas formações serão orientadas por mim e pelo Fernando Lardosa. Da minha parte com Especialização em Teatro e Performance e o Fernando Lardosa nas Artes Plásticas.

Todas as formações estão disponíveis no site da EUAC ou bastará um clique nos respetivos cursos:


1-Escrita Dramática e Design de Cena


A Igreja Matriz é um Templo Medieval?

Não sou entendido! Em Arquitetura, não! Sou apreciador do património edificado, mas não sou entendido. Contudo, perante a afirmação que um amigo fafense colocou na página do facebook deste blog, não poderia deixar de colocá-la em discussão. Quanto mais não fosse, porque agora parece que entrou a moda das conferências na política fafense. Ainda bem...
Neste caso, o Gil faz duas observações que me parecem fazer muito sentido:
1 - Onde está registado o estilo 'Arquitetura dos Brasileiros'? (Existe este estilo?)
2 - A construção da Igreja Matriz é um Templo Medieval?

Obrigado pela observação Gil, nunca tinha pensado nisso e, muito menos, tinha reparado.

Aqui ficam as observações do Gil Soares para quem quiser analisar/discutir o assunto:

«A Igreja pode se ter formada num núcleo ou estrutura medieval. Mas a traça actual não pode ser designada como tal. Só falta dizerem que a Capela Mortuária também o é. Depois de inventarem um novo estilo arquitectónico (arquitectura dos brasileiros), já nada me surpreende.Novas descobertas...

Abraços
gs»




quarta-feira, 1 de outubro de 2014

"Não quero ser mais um. Não quero ser um cidadão comum"

Eu também não, meu amigo! Tal como tu, quero muito mais do que ser um cidadão comum. Mas também sei que não sou mais do que ninguém, nem quero ser... apenas não quero ser mais um!
O Nuno é um amigalhaço lá da minha aldeia. Regadas, mas Regadas com aquela letra bem grande. Já há alguns anos que a família do Nuno, pais e irmão, foram viver para Fafe, mas como é óbvio Regadas é Regadas e os genes estão lá. É de lá que sai o nome "Guitarra", alcunha do seu pai, tal como a minha é Resineiro, porque o meu avô trabalhava na resina e ficou a família dos Resineiros. Tem pinta, não tem?
Ah, pois é! Regadas afinal até tem uma malta que tem talento. Pronto, não sou eu... mas é um amigo e eu sou assim um tipo. Fico contente porque os meus amigos se sobressaem na vida. Não importa em quê, importa é que defendam os valores e, neste caso, o Nuno tem muita pinta. Força meu amigo! Quero-te ver nesses palcos do mundo.

segunda-feira, 29 de setembro de 2014

E se tivessem mantido as construções?

"Quando não há pão, todos ralham e ninguém tem razão". Acabo de conhecer mais um trabalho sobre Fafe de Heric Carvalho. E, cada vez que alguém me mostra um pouco do que Fafe era, como já há muito bem vem fazendo o meu amigalhaço Jesus Martinho, mais me revolto contra quem mandou destruir estes edifícios e deixou construir mamarrachos. É muito fácil dizer que outras terras têm a vida facilitada para o turismo, porque têm um centro histórico ou um rio que lhe dá vida, mas se olharmos bem para estas imagens, também já tivemos um centro histórico com muito dinamismo...
E para construir novos edifícios, existem espaços circundantes... é verdade que são mais afastados do centro da vila, agora cidade, mas também é verdade que agora andamos todos à procura de qualquer coisa para nos agarrarmos e dizermos ao mundo que é importante!
Seria bem mais fácil se tivéssemos sabido preservar a identidade...
Agora não há nada a fazer, talvez não deixar destruir o que resta e obrigar a preservar as fachadas, mesmo que se altere todo o interior... é só o que fazem noutros sítios que se interessam pela cultura do seu povo!



domingo, 28 de setembro de 2014

É que nem pensem...

Sou de Fafe! Acho que disso ninguém tem dúvidas. Gosto muito pouco de injustiças, sobretudo se estas são cometidas contra pessoas indefesas. Não me considero o ser mais perfeito. Estou mesmo longe de o ser e sei que nunca o serei, mas também sou daqueles que diz que quer ir para o Inferno por é lá que estão as gajas boas...
Em Fafe, esta imagem da Justiça de Fafe quase que a tentaram destruir com o slogan 'Fafe, sala de visitas do Minho'. Ó ideia infeliz. Bem, a intenção até poderia ser a melhor, mas encobrir uma marca identitária é sufocar o que tem vida.
Estando eu há anos por outras paragens, reconheço que há muita gente que não sabe onde é Fafe, mas quem sabe uma das perguntas que faz é sempre: 'Como é mesmo: com Fafe, ninguém... quê?'. (...) Fanfe - respondo eu. 'Com Fafe, Ninguém Fanfe'.
Talvez seja este o meu slogan, não porque sou obcecado pela justiça, eh pá não sou mesmo, até porque o exemplo da justiça portuguesa... mas sou admirador de quem trata os outros com respeito e não se põe em bicos de pés. Agora, quando vejo pessoas com pouca formação ou posses e há oportunistas a abusar, aí sai-me a tampa. Quando é comigo, sei defender-me, agora com os mais débeis...
Bem, sou mesmo de Fafe, a terra da justiça!
E digam lá, não venderia mais facilmente esta imagem no turismo?

sexta-feira, 26 de setembro de 2014

Agora sim...

Abro o facebook e aparecem as páginas dos jornais. A democracia está finalmente a acontecer. O poder absoluto já tem oposição. A minha "geração rasca" já se candidata a cargos dos grandes e fazem-lhe frente nos concursos preparados para os meninos das fileiras.
Finalmente há luz ao fundo do túnel. As novas gerações mostram que o investimento do país não foi em vão. E eu, depois de anos a fio a defender a liberdade de expressão, a igualdade de oportunidades na sociedade em geral e nas 'capelas' em particular, vejo-me feliz porque finalmente o Abril se aproxima.
No próximo ano? Acredito sinceramente que se vai cumprir o "Quinto Império"!

quarta-feira, 24 de setembro de 2014

Contactwaves já me enviou a documentação... a Naturfafe nem cavaco dá!

Ando numa fase positiva e com ela quero continuar a vida. O sol está a bater na minha janela, cá por Coimbra, a temperatura está agradável e só vejo coisas positivas... por isso, prometo que não me vou chatear muito com estas coisas. Mas não poderia deixar de tecer uns comentários, até porque sou do tipo de pessoa que gosta de cumprir com o que promete.
Num post que publiquei em tempos, Naturfafe v/s Contactwaves: GANHOU A PROPOSTA MAIS CARA 52 OOO EUROS?, uma dúvida sobre a razão pela qual uma entidade ganha quando tem a proposta mais cara deixava-me meio duvidoso sobre esse tal concurso. De forma equilibrada, solicitei por email aos responsáveis das duas entidades que me facultassem a informação para que pudesse analisar enquanto cidadão que se interessa pelas coisas da 'polis'.
Os responsáveis da Contactwaves, logo no dia a seguir, tiveram o cuidado de me responderem e disseram que o fariam mas precisavam de consultar os seus advogados uma vez que o processo está em tribunal e não sabiam se podiam enviar a documentação. No final da semana passada recebi as respetivas memórias descritivas desta empresa. Já da Naturfafe nem sinal de vida. 

ESPETÁCULO!!!!!!!!!!!!!!!! E anda assim o dinheiro dos nossos impostos...

Não pensem que não percebo estas atitudes. Não sou assim tão inocente e não ando nestas coisas da comunicação há 2 dias. Também não pensem que não sei se o meu pedido pode ou não pode ser concretizado por causa do processo em tribunal. É que já há muitos anos tenho consultadoria jurídica a que recorro sempre que necessito. Isto só para dizer que também recorri a essa mesma informação e foi-me dito: "O concurso foi público, logo podem dar toda a informação."

Contudo, o que importa salientar neste caso, é que nos próximos dias, até porque tenho uns exames para corrigir desta época de recurso, vou-me debruçar sobre os documentos que me chegaram e tecerei alguns comentários, ainda que sem entrar em grandes detalhes. Se até lá chegar alguma coisinha da Naturfafe tudo bem, se não chegar... a minha dúvida continuará: como pode uma entidade ganhar a outra com um orçamento de mais de 50 000 euros?

Nos comentários do outro post deixaram-me algumas perguntas, a querer mostrar que o concurso não foi respeitado. Hoje já posso dizer no que leio que a gestão dos espaços prevê sempre a disponibilização para as atividades da Autarquia e em primeiro lugar... logo, o que me parece é que a proposta da Contactwaves não só fala em gerir os espaços para as atividades da autarquia como ainda propõe um conjunto enorme de atividades.

Da outra parte... não sei do que fala!

19:12 o sol já está quase a desaparecer, mas Coimbra continua radiante!