É assim que uma Câmara quer
o investimento das pessoas no concelho? A taxa da fatura da água é mais alta
quando o contador é provisório para construção do que numa fatura doméstica,
será que o contador não contabiliza a água da mesma forma? Claro que sim! Então
por que é que se tem de pagar mais? Não seria mais justo pagar a quantidade do
que se consome e a taxa ser a mesma? Nem venham com a treta que uma casa ao ser
construída é comércio, porque todos sabemos que na maioria dos casos, na nossa
zona, as construções não são tratadas. E se fossem? Pagar igual seria o justo, não?
ESCRITA | ARTE | PUBLICAÇÕES | PROJETOS
quarta-feira, 17 de setembro de 2014
«Quem não alinha com a escumalha está fodido.»
Os acessos eram difíceis. Quem não alinha com a escumalha
está fodido. Não há palavras mais suaves para descrever. É a voz do povo! Não,
pensando melhor, é só o desabafo de alguém do povo, porque o povo é cobarde e
muda de posição conforme as trombetas do poder.
Voltava ali vezes sem conta. As saias envergonhadas das
senhoras baronesas, verificadas ao milímetro antes de saírem à rua, espelhavam
bem a sumptuosidade de cada gesto calculado.
A timidez de Joaninha era tão natural como a sua beleza. Conquistar
o seu coração não parecia difícil, avaliando pelas conversas melodiosas
travadas pelo olhar. Agradar sua mãe poderia ser tarefa mais complicada. Ser filho
do Presidente é diferente de ter o apelido do mordomo.
Jornal de baixo do braço dá sempre um ar mais
intelectual. Encostado às grades e folheá-lo devagar enquanto a festa não
começava, permitia sempre estar mais perto dela. Do outro lado da rua era o
café da oposição. São sempre os mesmos. Já me tinha apercebido de algumas
movimentações estranhas, pelos vistos vão criar um jornal novo. É o melhor que podem
fazer, em vez de estarem sempre a dizer mal do semanário local. Assim colocam
lá quem querem e lançam as próprias notícias. Mesmo dizendo que são isentos. Até
aqueles que estão sempre a escrever essa treta nos editoriais… tão isentos que
eles são… nem sei como ainda pagam impostos.
O sarau está demorado. O senhor deputado ainda não chegou
de Lisboa. A vida tem destas coisas. Esperar por um deputado. Se fosse ao menos
o Morgado de Fafe ainda valia a pena esperar. Precisamos é de comédia. Isto anda
muito tenso. Anda tudo à procura da fotografia. O problema é que alguns julgam que
os jornalistas quando saem à rua é para os ver… tão anjinhos…
«Felizes os pobres… porque deles é o reino dos céus». Deve ser
deve. Se comesses água de feijão todos os dias... tu é que vias o que é ser feliz.
Palhaço.
terça-feira, 16 de setembro de 2014
A festa dos corpos
... foram as palavras mais bonitas que alguma vez ouvi.
Aquela certeza, estampada naqueles olhos castanhos brilhantes, fazia de mim o
homem mais feliz do mundo.
O café do Avenida era o ponto de
encontro. Claro, o café era o pretexto. Ninguém queria beber nada. Era mais uma
desculpa inocente para dois corpos que se querem amar, mesmo que um deles o
negue insistentemente.
Os dois amantes percorriam as calçadas
apressadas. Desejosos que nenhum conhecido atravessasse o caminho. A temperatura
dos corpos abrasados... Os olhares cruzados entre sorrisinhos tímidos e
comprometedores anunciavam a festa dos corpos entrelaçando-se nas mais
deliciosas cumplicidades da vida.
A janela pendular marcava o tempo entre a razão e o
imaginário.
segunda-feira, 15 de setembro de 2014
Vamos voar... Não olhes para trás, vamos!
The Power… the power… the power…
o poder insofismável de uma noite completamente hilariante. Revejo uma vida que
deixei passar e quase me esquecia de a viver. Tão bom… tão agradável… Sinto que
o mundo não é apenas o terrorismo noticioso, é muito mais que isso, é muito
mais feliz a vida a olhar a cidade, onde as gentes cantam e festejam… correm
para os autocarros, apanham o metro…
Quero voar, quero sentir o
perfume da vida! Quero atirar-me num mundo infindável… Sonho… sinto a brisa…
regresso ao abraço da minha família… meus amigos… é dia de festa… tudo isto
para a minha chegada…
Começo a ter mais força mais
vida, afinal nada era real… aquilo que vivi foi um sonho… agora tenho poder…
tenho força… sonho com toda a garra e eis que aqui estou… sou eu… sou… sou… sou
eu que quero viver livre… sem preconceitos… sem rumores… sem me importar no que
possam dizer… apenas quero que todos sintam o mesmo… que cada um faça o que
quer. Hoje tenho o poder de ser o que quero e os outros que façam o que querem…
vou voar… vou voar… vou voar… tenho poder… tenho poder… tenho poder…
O mundo sonhava um dia ter paz…
eu tenho paz… eu faço o que quero… vou voar… já não estou sozinho… todos de
mãos dadas. Sonho… sonho… não quero acordar, não quero acordar… sonho… tão bom…
Até que enfim, volto a ter o teu sorriso. Valeu a pena esperar, valeu a pena
partir nesse mundo… conhecer as gentes de culturas tão diferentes… hoje aqui
estás tão minha, tão linda, Amo-te!
Muitas vezes pensei que nunca te
veria mais, que a nossa história tinha acabado e que o mundo nos reservava
outra sorte. Mas, nem tu nem eu optámos por outra vida em que não estivesse um
e outro, ali, mesmo ali de mãos dadas, como verdadeiros amantes.
Sinto que o tempo me envolve, que
o mundo me trouxe até aqui mais uma vez. Agora és minha e eu sou teu. Juntos
temos mais poder, somos mais fortes. Vamos voar, vamos partir sem nos importar
com o que vão dizer de nós. Acorda que tudo está perdido. Sente, chora, ri, mas
faz isso depressa, se pensares voltas a perder-nos. Não olhes para trás, vamos!
Escreve, escreve, escreve,
escreve comigo esta história que é só nossa. Somos uma viagem sem fim… somos
uma aventura de alma unida… vamos… não deixes de sonhar… não dei… não…
Morre com um tiro!
(Uns prédios altos com grafites. Uns muros
com cartazes rasgados, colados uns em cima dos outros)
Salvador - Morre!
Morre com um tiro! Morre! E mais nada! Nada! Nada acontece! Apenas morre e
pronto. Morre… Morre... Morre... E vós continuais aí sentados... Como se nada fosse…
Vamos! Levantai-vos! Fazei alguma coisa! (pausa
breve) Foda-se! É sempre a mesma merda! Está tudo fodido. Não há
emprego, não há que comer, mas ninguém faz nada. Toda a gente fala da vida de
toda a gente. Todos sabem que o vizinho anda a foder a mulher do melhor amigo.
Todos conhecem o que aquelas putas fazem para conseguir o emprego, para elas e
para as filhas, mas nada… ninguém diz nada… roubam às descaradas, matam… mas
ninguém viu nada… nem estavam em casa quando isso aconteceu.
Hipócritas! Um bando de hipócritas!
(Entra para o prédio)
in Back to life, Prólogo.
domingo, 14 de setembro de 2014
segunda-feira, 8 de setembro de 2014
Naturfafe v/s Contactwaves: GANHOU A PROPOSTA MAIS CARA 52 OOO EUROS?
Já tinha visto este
artigo no dia em que foi publicado, mas como pensei que encontraria o link na
página do JN não tirei fotografia. Consegui encontrá-lo e, depois de tentar
perceber o que se passa, acho que preciso de mais informações. Diria mesmo,
muitas informações, mas que podem ser resolvidas com dois mails, um de cada
entidade envolvida no concurso. Gostava de poder ler os dois projetos. Acredito
que eles possam estar acessíveis em alguma página online, mas não encontrei e, se for
o caso, pedia que alguém que conheça essas páginas que me enviasse para analisar
e tecer os meus próprios comentários.
Não tenho por hábito puxar
pelos ‘meus galões’, contudo também não posso esconder que sou especializado na
área artística, mais concretamente Mestre em Estudos Artísticos pela
Universidade de Coimbra.
Não pretendo substituir o
júri. Longe disso. Mas como quem não deve não teme, como cidadão que paga os
impostos e visto que há dinheiros públicos envolvidos, tenho todo o direito em
analisar e tentar perceber a razão pela qual GANHOU O MAIS CARO!
Confesso que também
gostava de ouvir as forças e movimento político do concelho. Principalmente os
eleitos. E, desde já, lembro e relembro que neste blogue, desde que seja
identificado e com respeito, todos podem e devem comentar. Seja de que partido
for. Aqui quem manda sou eu. Não obedece a nenhum credo religioso. Nenhum clube
futebolístico e muito menos um partido político ou qualquer indivíduo que
se julgue mandar nos espaços dos outros, ok? Quem quer mandar que vá para as Serras
de Fafe e manda nos penedos, se eles deixarem, é claro!
sábado, 30 de agosto de 2014
Vai tomar alguma coisa? "Pensamento positivo, por favor"
Já há muito tempo que andava desconfiado. Mas eis que a amiguita Patrícia Sousa resolve partilhar o seguinte link: "Trabalho Científico Sugere Que Os Nossos Pensamentos Negativos ou Positivos influenciam os Elementos à Nossa Volta".
Claro está que a nossa conduta é variável mediante o nosso estado de espírito. Mas também é verdade que na maior parte das vezes podemos influenciar ou orientar o nosso 'astral'.
Quantas vezes saímos de casa todos amorfos e logo na primeira passadeira em que paramos nos aparece uma giraça que nos anima logo o dia? Sabemos bem que a passadeira não é a passagem de modelos, mas também sabemos que aquela pessoa nos alegrou só porque a vimos. E aquela simpatia dos empregados do café? E os colegas que têm sempre uma anedota na manga? E os alunos que nos cumprimentam com toda a simpatia, mesmo que no dia anterior lhe tenhamos dado na cabeça?
Tudo isto só é possível se da nossa parte cultivarmos o tal 'pensamento positivo'. O que dizemos para repreender tem de ter a mesma força do elogio, porque aí sabe-se que queremos o melhor e não somos falsos. Bem, no caso da passadeira, aí a questão é bem mais pessoal, até porque nem sempre somos obrigados a parar porque não está lá ninguém... nem mesmo o que nos possa animar o dia.
Subscrever:
Mensagens (Atom)


