segunda-feira, 15 de setembro de 2014

Morre com um tiro!

(Uns prédios altos com grafites. Uns muros com cartazes rasgados, colados uns em cima dos outros)

Salvador - Morre! Morre com um tiro! Morre! E mais nada! Nada! Nada acontece! Apenas morre e pronto. Morre… Morre... Morre... E vós continuais aí sentados... Como se nada fosse… 
Vamos! Levantai-vos! Fazei alguma coisa! (pausa breve) Foda-se! É sempre a mesma merda! Está tudo fodido. Não há emprego, não há que comer, mas ninguém faz nada. Toda a gente fala da vida de toda a gente. Todos sabem que o vizinho anda a foder a mulher do melhor amigo. Todos conhecem o que aquelas putas fazem para conseguir o emprego, para elas e para as filhas, mas nada… ninguém diz nada… roubam às descaradas, matam… mas ninguém viu nada… nem estavam em casa quando isso aconteceu.
Hipócritas! Um bando de hipócritas!
(Entra para o prédio)

in Back to life, Prólogo.

domingo, 14 de setembro de 2014

segunda-feira, 8 de setembro de 2014

Naturfafe v/s Contactwaves: GANHOU A PROPOSTA MAIS CARA 52 OOO EUROS?

Já tinha visto este artigo no dia em que foi publicado, mas como pensei que encontraria o link na página do JN não tirei fotografia. Consegui encontrá-lo e, depois de tentar perceber o que se passa, acho que preciso de mais informações. Diria mesmo, muitas informações, mas que podem ser resolvidas com dois mails, um de cada entidade envolvida no concurso. Gostava de poder ler os dois projetos. Acredito que eles possam estar acessíveis em alguma página online, mas não encontrei e, se for o caso, pedia que alguém que conheça essas páginas que me enviasse para analisar e tecer os meus próprios comentários.
Não tenho por hábito puxar pelos ‘meus galões’, contudo também não posso esconder que sou especializado na área artística, mais concretamente Mestre em Estudos Artísticos pela Universidade de Coimbra.
Não pretendo substituir o júri. Longe disso. Mas como quem não deve não teme, como cidadão que paga os impostos e visto que há dinheiros públicos envolvidos, tenho todo o direito em analisar e tentar perceber a razão pela qual GANHOU O MAIS CARO!

Confesso que também gostava de ouvir as forças e movimento político do concelho. Principalmente os eleitos. E, desde já, lembro e relembro que neste blogue, desde que seja identificado e com respeito, todos podem e devem comentar. Seja de que partido for. Aqui quem manda sou eu. Não obedece a nenhum credo religioso. Nenhum clube futebolístico e muito menos um partido político ou qualquer indivíduo que se julgue mandar nos espaços dos outros, ok? Quem quer mandar que vá para as Serras de Fafe e manda nos penedos, se eles deixarem, é claro!

sábado, 30 de agosto de 2014

Vai tomar alguma coisa? "Pensamento positivo, por favor"

Já há muito tempo que andava desconfiado. Mas eis que a amiguita Patrícia Sousa resolve partilhar o seguinte link: "Trabalho Científico Sugere Que Os Nossos Pensamentos Negativos ou Positivos influenciam os Elementos à Nossa Volta".
Claro está que a nossa conduta é variável mediante o nosso estado de espírito. Mas também é verdade que na maior parte das vezes podemos influenciar ou orientar o nosso 'astral'.
Quantas vezes saímos de casa todos amorfos e logo na primeira passadeira em que paramos nos aparece uma giraça que nos anima logo o dia? Sabemos bem que a passadeira não é a passagem de modelos, mas também sabemos que aquela pessoa nos alegrou só porque a vimos. E aquela simpatia dos empregados do café? E os colegas que têm sempre uma anedota na manga? E os alunos que nos cumprimentam com toda a simpatia, mesmo que no dia anterior lhe tenhamos dado na cabeça?
Tudo isto só é possível se da nossa parte cultivarmos o tal 'pensamento positivo'. O que dizemos para repreender tem de ter a mesma força do elogio, porque aí sabe-se que queremos o melhor e não somos falsos. Bem, no caso da passadeira, aí a questão é bem mais pessoal, até porque nem sempre somos obrigados a parar porque não está lá ninguém... nem mesmo o que nos possa animar o dia.

sexta-feira, 22 de agosto de 2014

É difícil a vida de artista...


 Não é fácil a vida de artista. Um tipo é convidado para fazer umas fotos e a dinamização das redes sociais de um espaço e eis que somos confrontados com a velha questão: 'Quem é que nunca aparece nas fotografias?'

- O Fotógrafo!
Neste caso, porque falamos da Zona Bowling, um espaço de diversão em Fafe, na minha terrinha, há lugar também para o fotógrafo...
Já falei noutro post que estabeleci parceria com dois outros blogues, COMBOIOdefafe e JORNALdeFAFE, só porque acredito que se as redes sociais existem são para serem aproveitadas da melhor forma e não posso deixar de agradecer a estes dois blogues a sua disponibilidade em publicar as notas de imprensa do (Rp) e destacar que juntos poderemos fazer uma boa publicitação do que em Fafe se faz.
Até lá, vamos lá fazer mais umas fotos, porque um tipo tem de fazer pela vidinha... isto não está para brincadeiras! A não ser na ZONA BOWLING, porque AQUI A FESTA É GARANTIDA!

quarta-feira, 20 de agosto de 2014

Eu gostava muito que a Opus Dei proibisse um livro meu

Tenho, por princípio,  maior respeito por qualquer organização se esta defender os valores, mas não posso ficar indiferente ao ler a notícia "Opus Dei proíbe 79 livros de autores portugueses". Até podia ser outros, mas por acaso até são de autores que muito aprecio e que trabalho ao longo do ano escolar com muito gosto.
O que a Opus Dei está a fazer com esta lista negra de livros não é mais do que uma grande publicidade aos mesmos. Eu próprio, se já tivesse um livro publicado, gostava muito que também constasse dessa lista, era sinal que o livro tinha muito a dizer à sociedade, sobretudo à comunidade católica em que eu também me incluo. Não deveria, talvez neste momento, dar esta informação, mas o certo é que estou a escrever em várias frentes e um dos meus projetos, ainda que criação e inspiração num tempo e espaço bem definido, bebe de muitas das obras dos livros proibidos.
O que me preocupa não é propriamente a lista mas o que ela pode causar. Ainda que as pessoas que aderem à Opus Dei possam ter princípios de qualidade, o certo é que se tornam demasiado fundamentalistas e, para mim, tudo o que é extremo e radical é péssimo! Mais do que a lista, o que pode estar em causa é  o possam fazer com estas matérias, por exemplo, professores membros da Opus Dei que sigam as regras sem pensarem por si, formatados pela cegueira. O Ministério da Educação tem de estar atento!
A cultura faz-se com o conhecimento de todas as obras sem barreiras ou mesmo 'antolhos'. Limitar o conhecimento de certas obras só pode querer dar uma imagem do que não é e, no caso da Igreja, encobrir os 'pecados' dos seus líderes que tantas vezes vai contra o próprio catecismo. Errare humanum est!
Seja como for, esta notícia é uma tremenda publicidade para os autores e, neste caso, a Opus Dei está de parabéns, porque «o fruto proibido é o mais apetecido».

terça-feira, 19 de agosto de 2014

Política de bandidagem no PS?

Se agora é assim, imaginem quando chegarem ao poder. O link da notícia “Até mortos há nalista de militantes do PS/Braga”, avançada pelo JN, foi-me enviada por um camarada, militante do PS, que mesmo eu não sendo militante do partido em causa, não teria qualquer dúvida em votar nessa pessoa, claro está, não por causa do partido mas sim, e muito, pela competência que lhe conheço e, mais que tudo, pelo sentido de solidariedade e humanidade que o caracterizam. A política precisa destas pessoas. Estou mais que convicto que um dia o verei num cargo de relevo na política nacional, afinal, nada de estranho porque tudo se encaminha para tal.
Ao ler a notícia e o nome de Fafe envolvido, não fiquei nada surpreendido. Nada que não se conheça dos atos eleitorais autárquicos e de questões como ‘troca de votos de um partido para outro’ como aconteceu há uns anos que até meteu o Tribunal Constitucional ao barulho. ‘Por um se ganha e por um se perde’ dizem muito os que ganham, mas a forma com que se consegue esse tal ‘1’ é que deixa muitas vezes a grande questão… Com o método de Hondt bem sabemos que basta tirar 1 voto de um lado e colocar no outro que é o suficiente para meter mais um elemento e isso, para além da canalhice, é vergonhoso!
Os mortos, pelos vistos, preparam-se para votar. Depois de eleitos os maiorais, os mortos não vão governar, mas certamente já estão a contribuir para mostrar que na política ‘tudo vale’ desde que seja para beneficiar o ‘Rei’, nada estranho para os maquiavelistas que continuam bem ativos na política. O PS tem gente de qualidade. Não tenho dúvidas disso. Os outros partidos também. Só lamento é que prevaleça a lei da falta de escrúpulos e os que são realmente bons fiquem de fora.

Agora, sejamos razoáveis e pensemos, se no interior do partido fazem isto e são camaradas, imaginem o que podem fazer na governação. Estas coisas são novas? Não! Então deixemos de apoiar canalhices, por favor! Ou, pelo menos, não venham defender esses atos criminosos para junto de mim…