sábado, 30 de agosto de 2014

Vai tomar alguma coisa? "Pensamento positivo, por favor"

Já há muito tempo que andava desconfiado. Mas eis que a amiguita Patrícia Sousa resolve partilhar o seguinte link: "Trabalho Científico Sugere Que Os Nossos Pensamentos Negativos ou Positivos influenciam os Elementos à Nossa Volta".
Claro está que a nossa conduta é variável mediante o nosso estado de espírito. Mas também é verdade que na maior parte das vezes podemos influenciar ou orientar o nosso 'astral'.
Quantas vezes saímos de casa todos amorfos e logo na primeira passadeira em que paramos nos aparece uma giraça que nos anima logo o dia? Sabemos bem que a passadeira não é a passagem de modelos, mas também sabemos que aquela pessoa nos alegrou só porque a vimos. E aquela simpatia dos empregados do café? E os colegas que têm sempre uma anedota na manga? E os alunos que nos cumprimentam com toda a simpatia, mesmo que no dia anterior lhe tenhamos dado na cabeça?
Tudo isto só é possível se da nossa parte cultivarmos o tal 'pensamento positivo'. O que dizemos para repreender tem de ter a mesma força do elogio, porque aí sabe-se que queremos o melhor e não somos falsos. Bem, no caso da passadeira, aí a questão é bem mais pessoal, até porque nem sempre somos obrigados a parar porque não está lá ninguém... nem mesmo o que nos possa animar o dia.

sexta-feira, 22 de agosto de 2014

É difícil a vida de artista...


 Não é fácil a vida de artista. Um tipo é convidado para fazer umas fotos e a dinamização das redes sociais de um espaço e eis que somos confrontados com a velha questão: 'Quem é que nunca aparece nas fotografias?'

- O Fotógrafo!
Neste caso, porque falamos da Zona Bowling, um espaço de diversão em Fafe, na minha terrinha, há lugar também para o fotógrafo...
Já falei noutro post que estabeleci parceria com dois outros blogues, COMBOIOdefafe e JORNALdeFAFE, só porque acredito que se as redes sociais existem são para serem aproveitadas da melhor forma e não posso deixar de agradecer a estes dois blogues a sua disponibilidade em publicar as notas de imprensa do (Rp) e destacar que juntos poderemos fazer uma boa publicitação do que em Fafe se faz.
Até lá, vamos lá fazer mais umas fotos, porque um tipo tem de fazer pela vidinha... isto não está para brincadeiras! A não ser na ZONA BOWLING, porque AQUI A FESTA É GARANTIDA!

quarta-feira, 20 de agosto de 2014

Eu gostava muito que a Opus Dei proibisse um livro meu

Tenho, por princípio,  maior respeito por qualquer organização se esta defender os valores, mas não posso ficar indiferente ao ler a notícia "Opus Dei proíbe 79 livros de autores portugueses". Até podia ser outros, mas por acaso até são de autores que muito aprecio e que trabalho ao longo do ano escolar com muito gosto.
O que a Opus Dei está a fazer com esta lista negra de livros não é mais do que uma grande publicidade aos mesmos. Eu próprio, se já tivesse um livro publicado, gostava muito que também constasse dessa lista, era sinal que o livro tinha muito a dizer à sociedade, sobretudo à comunidade católica em que eu também me incluo. Não deveria, talvez neste momento, dar esta informação, mas o certo é que estou a escrever em várias frentes e um dos meus projetos, ainda que criação e inspiração num tempo e espaço bem definido, bebe de muitas das obras dos livros proibidos.
O que me preocupa não é propriamente a lista mas o que ela pode causar. Ainda que as pessoas que aderem à Opus Dei possam ter princípios de qualidade, o certo é que se tornam demasiado fundamentalistas e, para mim, tudo o que é extremo e radical é péssimo! Mais do que a lista, o que pode estar em causa é  o possam fazer com estas matérias, por exemplo, professores membros da Opus Dei que sigam as regras sem pensarem por si, formatados pela cegueira. O Ministério da Educação tem de estar atento!
A cultura faz-se com o conhecimento de todas as obras sem barreiras ou mesmo 'antolhos'. Limitar o conhecimento de certas obras só pode querer dar uma imagem do que não é e, no caso da Igreja, encobrir os 'pecados' dos seus líderes que tantas vezes vai contra o próprio catecismo. Errare humanum est!
Seja como for, esta notícia é uma tremenda publicidade para os autores e, neste caso, a Opus Dei está de parabéns, porque «o fruto proibido é o mais apetecido».

terça-feira, 19 de agosto de 2014

Política de bandidagem no PS?

Se agora é assim, imaginem quando chegarem ao poder. O link da notícia “Até mortos há nalista de militantes do PS/Braga”, avançada pelo JN, foi-me enviada por um camarada, militante do PS, que mesmo eu não sendo militante do partido em causa, não teria qualquer dúvida em votar nessa pessoa, claro está, não por causa do partido mas sim, e muito, pela competência que lhe conheço e, mais que tudo, pelo sentido de solidariedade e humanidade que o caracterizam. A política precisa destas pessoas. Estou mais que convicto que um dia o verei num cargo de relevo na política nacional, afinal, nada de estranho porque tudo se encaminha para tal.
Ao ler a notícia e o nome de Fafe envolvido, não fiquei nada surpreendido. Nada que não se conheça dos atos eleitorais autárquicos e de questões como ‘troca de votos de um partido para outro’ como aconteceu há uns anos que até meteu o Tribunal Constitucional ao barulho. ‘Por um se ganha e por um se perde’ dizem muito os que ganham, mas a forma com que se consegue esse tal ‘1’ é que deixa muitas vezes a grande questão… Com o método de Hondt bem sabemos que basta tirar 1 voto de um lado e colocar no outro que é o suficiente para meter mais um elemento e isso, para além da canalhice, é vergonhoso!
Os mortos, pelos vistos, preparam-se para votar. Depois de eleitos os maiorais, os mortos não vão governar, mas certamente já estão a contribuir para mostrar que na política ‘tudo vale’ desde que seja para beneficiar o ‘Rei’, nada estranho para os maquiavelistas que continuam bem ativos na política. O PS tem gente de qualidade. Não tenho dúvidas disso. Os outros partidos também. Só lamento é que prevaleça a lei da falta de escrúpulos e os que são realmente bons fiquem de fora.

Agora, sejamos razoáveis e pensemos, se no interior do partido fazem isto e são camaradas, imaginem o que podem fazer na governação. Estas coisas são novas? Não! Então deixemos de apoiar canalhices, por favor! Ou, pelo menos, não venham defender esses atos criminosos para junto de mim…

quinta-feira, 14 de agosto de 2014

"Roteiro Turístico" chega a Fafe no século XXI

Ainda não vi nenhum! Não posso pensar em falar muito do conteúdo porque ainda não li nada, mas posso falar da capa, ou melhor, dos assuntos destacados, só porque me parece muito redutor. Seja como for, há finalmente um roteiro e isso é bom. Quem pensou na capa, provavelmente, considerou serem estes os assuntos mais relevantes e, se foi isso, tudo bem. O mais importante é que já há um roteiro e como qualquer roteiro, também este apresenta o concelho no seu todo: tradições e festividades; gastronomia; desporto; espaços de diversão, lazer e alojamento...
Continuo a dizer que ainda não o conheço, mas fico contente porque finalmente começam a aparecer alguns sinais que faltavam.
Mas importa relembrar que o turismo não se encerra num roteiro, este só serve para encaminhar os turistas para os locais. Só espero que este roteiro não se limite a Fafe cidade, mas a um concelho... é que há determinados políticos muito pobrezinhos culturalmente e desconhecem a potencialidades de todo o concelho.

quarta-feira, 13 de agosto de 2014

Agosto é o mês perfeito

Não há notícias. Bem, há notícias mas são mais suaves. Tirando aquelas guerras crónicas e uma ou outra situação mais frágil, fruto das circunstâncias da vida, tudo é bem mais calmo. As pessoas deviam viver assim todo o ano. Sem grandes conflitos. Preocupados apenas com o aproveitar bem cada dia (carpe diem) porque amanhã terá de se reinventar outro.
O País fica calmo. As pessoas estão de férias. Os políticos também…
Como seria bom se os nossos políticos estivessem sempre de férias. Se deixassem de querer mostrar serviço a todo o custo, só para serem notícia… como seria bom!

Isto é mesmo bom, pá! Amanhã experimento outro…

domingo, 10 de agosto de 2014

A deputada fafense não tem faltas

A notícia foi avançada pelo jornal Sol com o título: «Quais são os deputados mais faltosos da Assembleia da República?». Logo me despertou a curiosidade para ver como andam os senhores de Fafe, bem... quanto às conclusões... é melhor ser cada um a pesquisar na respetiva notícia, mas a Clarinha desta está safa. Muito bem, Senhora deputada! Like.