sábado, 9 de agosto de 2014

Glow Party na Zona Bowling de Fafe

Hoje é assim! A festa está a começar. A malta da Zona Bowling está preparadíssima para uma grande noite e eu, como tem sido habitual, tenho como missão tirar umas fotos que depois serão distribuídas pelos blogues de Fafe que se mostraram disponíveis para apoiar nesta promoção da noite fafense.
Ainda não tinha dito nada, mas a blogosfera fafense está cada vez mais em sintonia, o que muito me agrada muito como devem imaginar. Cada um tem o seu espaço, vai publicando livremente as suas crónicas, mas quando se trata de colaborar... excelentes!
Bem, agora vou dar de frosques porque tenho que fazer alguma coisa... é que estes óculos já estão a ficar embaciados...

sexta-feira, 8 de agosto de 2014

O teu perfume

«Procuro-te no mais profundo dos silêncios. O ruído deixo-o para a festa dos atropelos onde se encontra o abismo da euforia. Aqui, só o teu perfume me importa. As palavras que te ouço em surdina…»

in Fragmentos de Amor

terça-feira, 5 de agosto de 2014

A PACC e as Universidades da treta

As Universidades estão a envergonhar-se a si mesmo! Permitindo que uma prova que nada tem a ver com a formação especializada possa destruir pessoas! Depois andam a queixar-se que lhes cortam nos apoios à investigação! Se não servem para formar e defender quem formam, simplesmente também não servem para continuar abertas. Fechem-lhes os cursos! Que permaneçam só aqueles que formam com qualidade e defendem que os seus são os melhores, porque são formados pelas melhores! 
Continuo a dizer que o melhor não são as provas, porque o valor até pode ser alto e o desempenho profissional ser uma nódoa... façam reciclagens, venham às escolas e assistam às aulas... como nos estágios, até pode ser de 5 em 5 anos e que sirva para progressão na carreira, ou não! Dependendo dos resultados.
Se fecharem os cursos às Universidades só porque não têm alunos necessários, como fazem com as escolas profissionais ou com certas disciplinas no ensino oficial, certamente que vão voltar à comunicação social a fazer queixinhas...
QUEM SÓ OLHA PARA O SEU UMBIGO NÃO VÊ NINGUÉM QUANDO RESOLVE OLHAR À SUA VOLTA!
(Eu não fiz a prova, tenho mais de 5 anos de tempo de serviço, mas estou com todos os que têm menos tempo de serviço e muito mais com quem foi apanhado por interesses economicistas).

segunda-feira, 4 de agosto de 2014

"Cartas a um amor ausente" de António Vilhena

Fico contente! Gosto de ver os meus amigos bem! Abro o mail como habitual, clico na mensagem do Diário de Coimbra que me envia a capa todos os dias, e eis que vejo a fotografia do meu camarada António Vilhena com um pequeno texto a anunciar o seu novo livro "Cartas a um amor ausente". 
António Vilhena, ou Vilhena para os amigos, é Licenciado em Psicologia e Mestre em Estudos Clássicos pela Universidade de Coimbra. Entre os diversos cargos públicos ocupados, é na cultura e literatura que se foca a sua atenção, sobretudo na produção literária.
Fafe, numa promoção do Club Alfa, já teve o privilégio de o ter a apresentar o seu último livro de poesia 'O canto imperecível das aves', onde deliciou o público com as suas palavras. Espero que no seu roteiro literário, que se iniciará em Setembro, haja um espaço para voltar à Sala do Minho...



sexta-feira, 1 de agosto de 2014

Biscoitinho bom...

É uma maravilha! Adoro abrir o armário, à sexta-feira à noite, quando chego a Fafe depois de mais uma semana em Coimbra, e encontro estes biscoitos. Normalmente são comprados na quarta-feira, dia de feira semanal em Fafe, depois ou se vai à casa em Fornelos ou só na outra quarta-feira seguinte. Bem, isto é o que eu sei... se há outras possibilidades desconheço. 
Por isso, já que o turismo em Fafe ainda tem muito a percorrer e não instalou umas lojas para receber a malta que nos visita, o melhor é mesmo andar mais uns quilómetros e saborear uma coisinha destas. 
Já agora, um dia vou apresentar um conjunto de coisas boas cá da terrinha, mas até lá temos de deixar os políticos ir de férias... fazer turismo... para outras paragens. Pode ser que ao voltar cheguem cheios de energia para copiar o que de bom já se faz noutros sítios.

terça-feira, 29 de julho de 2014

Vai uma bolinha de Berlim?

Prazeres indiscutíveis! Saborear a bela da bolinha na praia é cá uma alegria... estas são as melhores. Claro que cada um também tem as suas experiências e vai dizer o mesmo que eu... isso é como tudo! Também poderia falar dos bolos que a minha avó levava sempre da feira semanal de Fafe onde vendia o saboroso trigo de ovelhinha e os bolos, estes sim, eram mesmo os melhores! Ó saudade de menino...
Finalmente consegui dar o grande avanço à leitura de "Cada Homem um Artista" de Joseph Beuys. Já tinha feito algumas tentativas, mas surgia sempre alguma coisa para fazer e, este ano, fartei-me de corrigir testes. E já lá vão dois livros quase finalizados. O primeiro 'Como vencer nas Redes Sociais' da co-autoria do criador do Linkedin e agora este. Um aborda algo mais recente mas que abrange milhões de pessoas e o outro foca-se em modelos de educação através da arte, sendo a criatividade o elemento de excelência. 
Os próximos tempos vou dedicá-los a um pouco de férias e até algum trabalho no duro... mas depois de uns dias a saborear todos estes ingredientes, claro que também vi muitas coisas giras mas não posso mostrar as fotos, vou tentar misturar tudo isto e vamos ver o que sai daí...

quinta-feira, 24 de julho de 2014

Cá está uma ideia que eu defendo para as Serras de Fafe durante o Rali

Já tinha pensado numa ideia semelhante, talvez mais enquadrado na natureza, até porque estar numa Escola de Artes e conviver com esta malta, obriga-nos a ter um raciocínio estético mais apurado.
Com esta publicação no Público... estou convencido! É claro que os alojamentos não têm de ser todos de luxo e muito menos a estes preços...
Já escrevi em tempos uma coisa mais ou menos assim: «JÁ QUE O RALI NÃO VAI À CIDADE, VAI A CIDADE AO RALI». Com isto quero apenas dizer que é preciso rentabilizar o investimento que uma organização destas acarreta. Há que pensar nisso, não?
Eu sei que não sou ninguém e que as melhores ideias são sempre dos outros... principalmente dos políticos  eleitos que são bem pagos para isso, mas pronto... posso pensar em voz alta ou também não? 

quarta-feira, 23 de julho de 2014

1 ano de Latim nas Escolas para Aprender a Empreender de verdade!

Defendo "1 ano de Latim" como forma de colmatar as lacunas na Língua Portuguesa e, na aquisição de conhecimentos culturais, formar massa crítica capaz de intervir na sociedade como verdadeiros empreendedores. Com isto refiro-me, por exemplo, aos ginásios, spa... que já era um modus vivendi dos romanos e agora é bem recebido por nós. Há mais potencialidades que o conhecimento dos clássicos e da língua nos pode proporcionar, mais não seja 'o raciocínio lógico'. 
Convido a colocar UM LIKE na página e, concordando com esta visão ou não, mostrar a opinião será sempre uma mais valia para um verdadeiro debate de ideias neste país que precisa reformular o ensino com urgência.

Um bem haja a todos e, dentro dos possíveis, umas ó(p)timas férias,

Pedro Sousa

(Escrevi ó(p)timo ainda com (p) para as férias serem mesmo boas :)