terça-feira, 29 de julho de 2014

Vai uma bolinha de Berlim?

Prazeres indiscutíveis! Saborear a bela da bolinha na praia é cá uma alegria... estas são as melhores. Claro que cada um também tem as suas experiências e vai dizer o mesmo que eu... isso é como tudo! Também poderia falar dos bolos que a minha avó levava sempre da feira semanal de Fafe onde vendia o saboroso trigo de ovelhinha e os bolos, estes sim, eram mesmo os melhores! Ó saudade de menino...
Finalmente consegui dar o grande avanço à leitura de "Cada Homem um Artista" de Joseph Beuys. Já tinha feito algumas tentativas, mas surgia sempre alguma coisa para fazer e, este ano, fartei-me de corrigir testes. E já lá vão dois livros quase finalizados. O primeiro 'Como vencer nas Redes Sociais' da co-autoria do criador do Linkedin e agora este. Um aborda algo mais recente mas que abrange milhões de pessoas e o outro foca-se em modelos de educação através da arte, sendo a criatividade o elemento de excelência. 
Os próximos tempos vou dedicá-los a um pouco de férias e até algum trabalho no duro... mas depois de uns dias a saborear todos estes ingredientes, claro que também vi muitas coisas giras mas não posso mostrar as fotos, vou tentar misturar tudo isto e vamos ver o que sai daí...

quinta-feira, 24 de julho de 2014

Cá está uma ideia que eu defendo para as Serras de Fafe durante o Rali

Já tinha pensado numa ideia semelhante, talvez mais enquadrado na natureza, até porque estar numa Escola de Artes e conviver com esta malta, obriga-nos a ter um raciocínio estético mais apurado.
Com esta publicação no Público... estou convencido! É claro que os alojamentos não têm de ser todos de luxo e muito menos a estes preços...
Já escrevi em tempos uma coisa mais ou menos assim: «JÁ QUE O RALI NÃO VAI À CIDADE, VAI A CIDADE AO RALI». Com isto quero apenas dizer que é preciso rentabilizar o investimento que uma organização destas acarreta. Há que pensar nisso, não?
Eu sei que não sou ninguém e que as melhores ideias são sempre dos outros... principalmente dos políticos  eleitos que são bem pagos para isso, mas pronto... posso pensar em voz alta ou também não? 

quarta-feira, 23 de julho de 2014

1 ano de Latim nas Escolas para Aprender a Empreender de verdade!

Defendo "1 ano de Latim" como forma de colmatar as lacunas na Língua Portuguesa e, na aquisição de conhecimentos culturais, formar massa crítica capaz de intervir na sociedade como verdadeiros empreendedores. Com isto refiro-me, por exemplo, aos ginásios, spa... que já era um modus vivendi dos romanos e agora é bem recebido por nós. Há mais potencialidades que o conhecimento dos clássicos e da língua nos pode proporcionar, mais não seja 'o raciocínio lógico'. 
Convido a colocar UM LIKE na página e, concordando com esta visão ou não, mostrar a opinião será sempre uma mais valia para um verdadeiro debate de ideias neste país que precisa reformular o ensino com urgência.

Um bem haja a todos e, dentro dos possíveis, umas ó(p)timas férias,

Pedro Sousa

(Escrevi ó(p)timo ainda com (p) para as férias serem mesmo boas :)


sexta-feira, 18 de julho de 2014

O Ministro da Educação não foi nada educado!

MARCAR UMA PROVA EM CIMA DA HORA PARA QUE NÃO POSSA SER CONTESTADA? ISTO É CASO PENSADO E MERECE "CARTÃO VERMELHO"

Mantenho o que disse em tempos sobre a PACC. Não tenho duas palavras! Esta prepotência de um Ministro que quer tudo à sua maneira já não deixa ninguém indiferente, muito menos uma classe que tanto tem que se preocupar com o modelar de gente que chega às escolas, ano após ano, ao sabor de um facilitismo barato. Números... só importam os números! Isto tudo, um dia, vai sair muito caro ao país. Certamente que há necessidade de avaliar o que os professores fazem, mas talvez isso passe por reciclagens constantes e não provas que em nada acrescentam ao bom funcionamento de uma sala. 
A emboscada - TSF é uma crónica que deve ser escutada com toda a atenção! Talvez esteja na hora de serem não só os Professores, mas também os Pais, os Alunos, os Funcionários e todos os Portugueses a avaliarem o Ministro!
Se me querem avaliar, venham às minhas aulas! Porque um Professor até pode tirar 20 valores numa prova escrita, mas isso não significa que tenha a melhor postura dentro de uma sala de aula, nem que consiga transmitir a matéria com mestria.

Para que fique bem claro: Não tenho de fazer a prova porque já tenho mais de 5 anos de serviço, mas estou solidário com todos os Colegas. O que fará deles bons profissionais... será o sorriso estampado no rosto de cada criança com a felicidade proporcionada por cada ano alcançado de forma positiva.
Isto sim, é o lema dos Professores!

quinta-feira, 17 de julho de 2014

Espetada à Madeirense, servidos?


Esta semana foi assim. Espetada à Madeirense: Carne de vaca assada em pau de louro, milho frito, batata frita, abacate e uma saladinha. O cozinheiro de serviço, Chefe Fernando de Jesus, e o homem do assador, Tiago Cunha, tiveram uma tarde mais trabalhosa, mas o resultado valeu a pena.

A Mansão do Olimpo continua a sua árdua tarefa de juntar antigos e atuais residentes nesta nobre cidade que nos trata que nem deuses. É claro que os jantar divino é sempre acompanhado pelo néctar celestial, embora haja uns tipos que são mais p'rá limonada...
Os sabores deste cantinho da Europa são fantásticos. Embora a Madeira seja quase Marrocos... só porque se tem dado alguma atenção ao turismo, aqui está mais um exemplo do que o nosso turismo precisa... divulgação... provas... e muita alegria à mistura. Já sabem, se precisarem de cozinheiro é só falar, mas se precisarem mais de gente para provar... eh pá, estaremos onde somos precisos!
E sai um brinde à espetada madeirense...
Em baixo há mais fotos da malta VIP que chega sempre mais tarde... é da praxe! :)

sexta-feira, 11 de julho de 2014

Sunset da Figueira e o Rali de Fafe

Na Figueira da Foz, precisamente neste momento, está com "O Maior Sunset de Sempre". Não é nos Allgarves. É no centro, bem ali a 45 kms de Coimbra dos Estudantes.
Ontem tive conhecimento através de um Presidente de uma Junta de Freguesia na Figueira com quem partilhei a mesa do júri de Provas de Avaliação Final, ele como Arquiteto e eu enquanto Diretor de Turma, que eram esperados para o dia de hoje cerca de 30 000 e para amanhã 70 000 festivaleiros.
Ora, vamos lá, 10 000 vezes 10 euros (bilhete mínimo) dá um total de... bem... 'é só fazer as contas'.
O que quero dizer com isto é que há um acontecimento que reúne milhares de pessoas, que é pago, mas o preço não é nada de outro mundo, por isso, acessível para todos, e que já tem largos meses de publicidade diária na RFM, organizadora do evento.
Já agora, o Rali volta a Fafe para o próximo ano. Já alguém pensou como vai rentabilizar isso? Ou será que vai continuar a sair dos bolsos dos contribuintes? 
Uma coisa é um investimento inicial para captar o evento para o concelho, outra, completamente diferente, é sustentar esse evento. Sou um entusiasta desse evento em Fafe, mas também sei que se pode tirar lucros.

quarta-feira, 9 de julho de 2014

Presentes da "Ile de la Réunion" para a Mansão do Olimpo

 Obrigado Balhau. Os rebuçados são bons! As especiarias despertam a curiosidade mas ainda não foram saboreadas. É claro que os postais dão uma vontade enorme de conhecer isso in loco, mas vá... 
O mundo está cada vez mais perto. Os companheiros de lutas académicas vão ficando espalhados por esse globo fora e a rapidez com que trocamos informação até parece que estão no mesmo sítio de sempre.
Andamos tantas vezes a divagar e deambular pelos mesmos locais de sempre que nos esquecemos que há um mundo a descobrir...
Hoje o jantar dos deuses do Olimpo é no Parque Verde. Depois de uma tarde em volta de avaliações... é bem merecido! Os rebuçados continuam bons...

A pobreza do futebol

O Futebol é o desporto Rei. Os políticos sabem isso. Na verdade, sempre souberam e vá que tentam sempre estar por perto ou ter lá alguém da sua extrema confiança. Dirigir os destinos do clube tem de trazer benefícios eleitorais ou não há apoio para ninguém. Claro está que se não há apoio também não haverá momento da fotografia e se as entidades geridas pela política não apoiam também não têm direito à fotografia.
Isto tudo não passa de um jogo de interesses. A perceção da vida dos adultos é uma chatice de todo o tamanho. Os adultos são complicados. Precisam dar nas vistas, nem que seja com a roupa nova de dia de festa lá da terrinha, ou têm de rapar as migalhinhas em todas as mesas, mesmo que a toalha esteja rota.
O que aconteceu no Brasil após o jogo não me surpreende. Estava à espera. Revela a falta de humanização que o mundo precisa. Não é só o Brasil. A primeira parte deste post não fala do Brasil. Também acontecem coisas parvas por cá. Motivadas pelo futebol dirão os menos atentos. Mas elas são motivadas pela falta de caráter de quem anda pelo futebol, isso sim. Há gente de todos os feitios, mas ainda há muita gente capaz de se agarrar às vedações e incentivar à violência... como é óbvio, se a coisa aquecer, são os primeiros a dar à sola... cobardia!

A Educação é o pilar que sustenta a vida humana. Um país só evolui quando o seu povo for educado!