sexta-feira, 18 de julho de 2014

O Ministro da Educação não foi nada educado!

MARCAR UMA PROVA EM CIMA DA HORA PARA QUE NÃO POSSA SER CONTESTADA? ISTO É CASO PENSADO E MERECE "CARTÃO VERMELHO"

Mantenho o que disse em tempos sobre a PACC. Não tenho duas palavras! Esta prepotência de um Ministro que quer tudo à sua maneira já não deixa ninguém indiferente, muito menos uma classe que tanto tem que se preocupar com o modelar de gente que chega às escolas, ano após ano, ao sabor de um facilitismo barato. Números... só importam os números! Isto tudo, um dia, vai sair muito caro ao país. Certamente que há necessidade de avaliar o que os professores fazem, mas talvez isso passe por reciclagens constantes e não provas que em nada acrescentam ao bom funcionamento de uma sala. 
A emboscada - TSF é uma crónica que deve ser escutada com toda a atenção! Talvez esteja na hora de serem não só os Professores, mas também os Pais, os Alunos, os Funcionários e todos os Portugueses a avaliarem o Ministro!
Se me querem avaliar, venham às minhas aulas! Porque um Professor até pode tirar 20 valores numa prova escrita, mas isso não significa que tenha a melhor postura dentro de uma sala de aula, nem que consiga transmitir a matéria com mestria.

Para que fique bem claro: Não tenho de fazer a prova porque já tenho mais de 5 anos de serviço, mas estou solidário com todos os Colegas. O que fará deles bons profissionais... será o sorriso estampado no rosto de cada criança com a felicidade proporcionada por cada ano alcançado de forma positiva.
Isto sim, é o lema dos Professores!

quinta-feira, 17 de julho de 2014

Espetada à Madeirense, servidos?


Esta semana foi assim. Espetada à Madeirense: Carne de vaca assada em pau de louro, milho frito, batata frita, abacate e uma saladinha. O cozinheiro de serviço, Chefe Fernando de Jesus, e o homem do assador, Tiago Cunha, tiveram uma tarde mais trabalhosa, mas o resultado valeu a pena.

A Mansão do Olimpo continua a sua árdua tarefa de juntar antigos e atuais residentes nesta nobre cidade que nos trata que nem deuses. É claro que os jantar divino é sempre acompanhado pelo néctar celestial, embora haja uns tipos que são mais p'rá limonada...
Os sabores deste cantinho da Europa são fantásticos. Embora a Madeira seja quase Marrocos... só porque se tem dado alguma atenção ao turismo, aqui está mais um exemplo do que o nosso turismo precisa... divulgação... provas... e muita alegria à mistura. Já sabem, se precisarem de cozinheiro é só falar, mas se precisarem mais de gente para provar... eh pá, estaremos onde somos precisos!
E sai um brinde à espetada madeirense...
Em baixo há mais fotos da malta VIP que chega sempre mais tarde... é da praxe! :)

sexta-feira, 11 de julho de 2014

Sunset da Figueira e o Rali de Fafe

Na Figueira da Foz, precisamente neste momento, está com "O Maior Sunset de Sempre". Não é nos Allgarves. É no centro, bem ali a 45 kms de Coimbra dos Estudantes.
Ontem tive conhecimento através de um Presidente de uma Junta de Freguesia na Figueira com quem partilhei a mesa do júri de Provas de Avaliação Final, ele como Arquiteto e eu enquanto Diretor de Turma, que eram esperados para o dia de hoje cerca de 30 000 e para amanhã 70 000 festivaleiros.
Ora, vamos lá, 10 000 vezes 10 euros (bilhete mínimo) dá um total de... bem... 'é só fazer as contas'.
O que quero dizer com isto é que há um acontecimento que reúne milhares de pessoas, que é pago, mas o preço não é nada de outro mundo, por isso, acessível para todos, e que já tem largos meses de publicidade diária na RFM, organizadora do evento.
Já agora, o Rali volta a Fafe para o próximo ano. Já alguém pensou como vai rentabilizar isso? Ou será que vai continuar a sair dos bolsos dos contribuintes? 
Uma coisa é um investimento inicial para captar o evento para o concelho, outra, completamente diferente, é sustentar esse evento. Sou um entusiasta desse evento em Fafe, mas também sei que se pode tirar lucros.

quarta-feira, 9 de julho de 2014

Presentes da "Ile de la Réunion" para a Mansão do Olimpo

 Obrigado Balhau. Os rebuçados são bons! As especiarias despertam a curiosidade mas ainda não foram saboreadas. É claro que os postais dão uma vontade enorme de conhecer isso in loco, mas vá... 
O mundo está cada vez mais perto. Os companheiros de lutas académicas vão ficando espalhados por esse globo fora e a rapidez com que trocamos informação até parece que estão no mesmo sítio de sempre.
Andamos tantas vezes a divagar e deambular pelos mesmos locais de sempre que nos esquecemos que há um mundo a descobrir...
Hoje o jantar dos deuses do Olimpo é no Parque Verde. Depois de uma tarde em volta de avaliações... é bem merecido! Os rebuçados continuam bons...

A pobreza do futebol

O Futebol é o desporto Rei. Os políticos sabem isso. Na verdade, sempre souberam e vá que tentam sempre estar por perto ou ter lá alguém da sua extrema confiança. Dirigir os destinos do clube tem de trazer benefícios eleitorais ou não há apoio para ninguém. Claro está que se não há apoio também não haverá momento da fotografia e se as entidades geridas pela política não apoiam também não têm direito à fotografia.
Isto tudo não passa de um jogo de interesses. A perceção da vida dos adultos é uma chatice de todo o tamanho. Os adultos são complicados. Precisam dar nas vistas, nem que seja com a roupa nova de dia de festa lá da terrinha, ou têm de rapar as migalhinhas em todas as mesas, mesmo que a toalha esteja rota.
O que aconteceu no Brasil após o jogo não me surpreende. Estava à espera. Revela a falta de humanização que o mundo precisa. Não é só o Brasil. A primeira parte deste post não fala do Brasil. Também acontecem coisas parvas por cá. Motivadas pelo futebol dirão os menos atentos. Mas elas são motivadas pela falta de caráter de quem anda pelo futebol, isso sim. Há gente de todos os feitios, mas ainda há muita gente capaz de se agarrar às vedações e incentivar à violência... como é óbvio, se a coisa aquecer, são os primeiros a dar à sola... cobardia!

A Educação é o pilar que sustenta a vida humana. Um país só evolui quando o seu povo for educado!

Não posso contar nas páginas dos jornais

     Esta é a história que não posso contar nas páginas dos jornais. O enredo não é nada de novo e muito menos traz qualquer novidade ao mundo literário. Contá-lo? Foi a pergunta mais sombria que se me colocou nos últimos meses. Mas ela merece que a conte. A imagem não me sai da cabeça. Tenho saudades. Confesso que jamais pensei que isso iria sentir-se mas a sua ausência perturba-me imenso.
     O cheiro a mar. Vê-la a correr de braços abertos pelo areal e a fugir às ondas, qual gaivota feliz.
     A chuva era imensa naquela noite. A trovoada apareceu pela madrugada e quando falhava a luz, só as velas ajudavam a afugentar as silhuetas que entravam quarto adentro cada vez que o trovão entrava mesmo sem bater. Levantei-me num ápice. As velas costumavam estar na gaveta da cozinha. Entre o ranger da porta e os clarões da trovoada, a minha sombra mais parecia um fantasma naquela casa tão grande.
    Nem as minhas viagens a Coimbra demoravam tanto como atravessar o corredor até à cozinha. Um ruído pouco habitual chamou-me a atenção. Não era medo. Era a sugestão de não saber o que esperar. Mais um clarão e o Tobias é transformado num tigre gigante.
     - Pobre gato, também não consegues dormir com este temporal?
   Uma festinha e lá foi ele para o caixote de cartão ali debaixo de um cadeirão ao lado do quarto de Joaninha.   Estava linda! Cresceu mesmo. Nem na faculdade via mulheres tão lindas. Se correr bem para o próximo ano também vai para lá.

      - Alto lá! Espera! Vou-me esconder aqui atrás do cadeirão. A mãe de Joaninha vem da cozinha com o…

folhetim #1

terça-feira, 8 de julho de 2014

Hoje foi dia de PAP's e os trabalhos são de grande profissionalismo

As avaliações são sempre momentos de alguma ansiedade. Uns encaram bem a coisa, outros são mais emotivos, mas no fundo da questão o mais importante é mesmo o resultado final.
A coisa correu bem. A 'cachopada' estava preparada e quem teve a oportunidade de passear pelos expositores conseguia ver que a qualidade é de profissionais. A EAC sabe fazer isso com mestria...
Ainda que se possam tecer muitos comentários, não há maior prazer para um professor do que ver os seus alunos evoluírem!

Ruth Marlene, pá! Não é Rute Marlene... que raio!

A festa está quase a começar e a malta só quer é fecebook! Ora vamos lá pessoal, a Ruth Marlene até tem razão: «tu qeres é facebook... e não reparas no 'seu' look»! É verdade que a Ruth Marlene não é a Rute Marlene, mas toca a dar oportunidade à Ruth pá! Não me perguntem quem é, pois quem me mostrou esta música, ora lá está, foi o pessoal do facebook.
Seja como for, independente de quem vai cantar... parece-me que a questão será mais: quem não vai?
Mas pronto, não se chateiem muito comigo, pois para mim está tudo bem...
Bora lá ver a Ruth! Só ainda não sei quando vai atuar, tenho de procurar o cartaz... até já!