sexta-feira, 28 de fevereiro de 2014

O timoneiro

As redes sociais são fantásticas. Disso não tenho dúvidas. Mas para mim só têm interesse enquanto ferramenta para divulgação de conteúdos ou para aproximar as pessoas que estão muito distantes, porque continuo a preferir o contacto direto com as pessoas. Por isso, vou ali falar com o pessoal... e já venho! 

Às Musas

«Belas filhas de Mnemósine e de Zeus Olímpico,
Musas Piérides, escutai a minha prece.
Concedei-me da parte dos deuses bem-aventurados a felicidade
e, perante os homens, ter sempre boa fama,
ser doce aos amigos, amargo aos inimigos,
respeitado por aqueles, temível para estes.
Desejo possuir riquezes, mas não quero adquiri-las injustamente. A justiça vem no fim. (...)»
SÓLON, (FRG. 1 DIEHL)

quinta-feira, 27 de fevereiro de 2014

O Carnaval anda por aí...

Costumas dizer que andas com máscara durante todo o ano e por isso não ligas ao Carnaval? Esta é a tua oportunidade de provar que podes ganhar dinheiro com isso, aparece na Zona Bowling de Fafe e põe-te à prova!
Para os que gostam do Carnaval e de se mascararem, já sabem: a festa promete!

Canto à saudade

Coimbra é dos poetas. Coimbra é dos doutores. Coimbra é das tricanas. Coimbra é dos amores. Coimbra é música. Coimbra é saudade. Coimbra é festa. Coimbra é minha. Coimbra é liberdade!
Foto: República da Praça

quarta-feira, 26 de fevereiro de 2014

As mãos perfeitas

Burros. Cobardes. Paspalhos. E mais todos os outros adjetivos possíveis que podem servir para caracterizarem a monstruosidade. Os últimos resultados que vieram a público sobre a violência doméstica são vergonhosos. Não deixavam de o ser mesmo que apenas se falasse de um ou dois casos, mas o aumento ano a ano prova que o ser humano ainda tem muito que aprender para deixar de ser um animal pouco racional. Podem existir todas as razões para a discórdia, mas não será com total certeza o recurso à agressão física ou psicológica a melhor forma para as resolver. 
As mesmas mãos que servem para bater também servem para acarinhar. Se o carinho se tornar um ato banal, as mãos são perfeitas mesmo com o verniz estalado.

terça-feira, 25 de fevereiro de 2014

Não faz o que o líder do partido manda? Rua com ele... Tem de ser mesmo assim?


Hoje li um artigo de um camarada da minha República em Coimbra. É claro que sou suspeito para qualquer comentário, porque se trata de um amigo e como tal há sempre ligações que se fazem. Contudo, ainda que em nada possa ter a ver com a partidarite a que o mesmo  refere, penso que o referido artigo pulicado no Campeão das Províncias (PS/penalidades: Os dias das facas longas) merece destaque porque as atitudes são transversais a outros partidos ou grupos e isto merece reflexão.
Marcos Júlio Ferreira, Jurista e militante do PS, também Sócio Honorário do Club Alfa, chama a razão para as sanções e a forma como estas são aplicadas. Depois de ler o seu brilhante artigo, com tamanha clarividência, só podemos concluir que há sempre quem queira agradar 'aos chefes' e para isso são capazes de tudo. Mesmo esquecendo que um dia, aqueles que hoje 'não servem', ontem foram os pilares para que as estruturas funcionem, sejam elas partidárias, associativas, empresariais...

segunda-feira, 24 de fevereiro de 2014

As redes sociais em debate


O Prós e Contras de hoje à noite vai tratar o tema das 'Redes Sociais', mais concretamente sobre o facebook.
«Os Prós e Contras do Facebook.
Dez anos depois, quais as consequências?
Como está a mudar a sociedade?
Os benefícios e prejuízos da rede social mais utilizada no mundo e também em Portugal.
Está o Facebook a revolucionar as nossas vidas?»

Já tive a honra de dirigir um debate sobre o mesmo tema, ainda que a abrangência era mais generalizada e se discutisse mais a questão da blogosfera. Independente da rede social, todas elas vieram para ficar e  a sociedade ou se adapta e embarca nessa aventura, reaprendendo as formas de comunicar, ou fica excluída.
Ainda que o tema seja corriqueiro, a pertinência é sempre atual e o Club Alfa esteve lá em 16 de Novembro de 2013 a falar de uma das armas mais poderosas dos nossos dias - as redes sociais.

Vota no jogo "Oratio's Flute Master" - aplicação criada por portugueses

Oratio's Flute Master é uma aplicação (jogo) da Google play que permite aprender a tocar um instrumento real. Esta aplicação foi desenvolvida pela Insignio Labs e a ilustração pertence à minha amiga Margarida Costa (Designer) que se licenciou na EUAC. Neste momento está a decorrer uma votação para App of the year 2013 e precisam de uns votitos. Não custa mesmo nada! Basta clicar no link e depois em "votar".  
http://goo.gl/eRXE4d