sábado, 25 de janeiro de 2014

A Voz da RFM que põe a cabeça do pessoal às voltas

A RFM tem sido companheira de viagem quase todos os dias. Digo ‘quase’ porque é mesmo quase. Levantar-me às 8h00 da madrugada não é muito agradável, sobretudo no Inverno. Mas o meu primeiro ‘Café da Manhã’ é mesmo lá para as 8h45 a ouvir aquela malta sempre bem-disposta a mandar umas papaias. Nestes últimos dias, o Nilton (ou as personagens que cria) anda a partir a loiça ao ligar para o pessoal a queixar-se que a net que vai usando não funciona, mesmo não sendo ele o titular da conta. ‘Grande lata’ – responde a (suposta) vizinha. E os senhores da operadora não resolvem o problema porque apesar de ser ‘usuário’ não é ‘proprietário’.
A risada é provocada e o dia começa melhor. Mas não é só isto me trás a estas paragens: já imaginaram o didatismo destas conversas? O Nilton, através do recurso à interpretação dos avisos da operadora ou de jornais, faz com que o ouvinte percorra com ele a utilização do vocábulo. É evidente que a finalidade máxima é a comédia. Mas seja como for, tanto os mais atentos como os menos atentos, todos estamos a aprender mais o uso do português.

Contudo, ó Nilton, um dia destes, a ligar para a casa das pessoas, ainda pensam que és a voz de uma Casa dos Segredos qualquer. E se não te cuidas ainda levas com umas cadeiras...

sexta-feira, 24 de janeiro de 2014

Moda: Unhas de gel ou gelinho?



Isso é o que menos importa. E confesso que não sei falar tecnicamente nestas coisas, embora me considere um apreciador nato do esteticamente apresentável. O belo faz impressão e ‘alegra as vistas’, às vezes cria repúdio pelos excessos ou até pode despertar o ‘sorriso maroto’, mas tudo faz parte da arte do bem combinar e do adaptar às circunstâncias. Do mesmo modo surge a “Escrita”. Esta também tem as suas diferentes formas de expressão. O uso das novas tecnologias são excelentes auxiliadores e devem continuar a servir como veículos de eficácia, rapidez, mas não devem substituir a beleza da escrita à mão, sobretudo se se trata de um ato criativo. Esta, umas vezes surge curvada, outra muito firme, às vezes lê-se rápido e outras, tantas vezes, é preciso um esforço de investigador para conseguir decifrar o que para lá vai. Os professores sabem do que falo. Seja como for, a ‘escrita à mão’ deve ser valorizada, assim como o desenho manual, porque a caneta é a tinta que escorre diretamente do ato criador.

quarta-feira, 22 de janeiro de 2014

Chefe é Chefe...


terça-feira, 21 de janeiro de 2014

Vamos votar diretamente... na miúda mais gira!

Gosto da ideia. A crónica assinada por Ricardo Costa no Expresso (A Proposta de Pedro Magalhães que assusta os partidos) agrada-me mesmo. Como eu gostava que as pessoas pudessem votar diretamente... 'nas pessoas'. Ora lá está, e depois como é que os afilhados dos senhores doutores iam para o poleiro, ó Ricardo? Não estás bem a ver a cena, pá! Eu gosto das coisas que tu dizes, mas já imaginaste bem isso? Já pensaste bem se o Zé Tó soubesse em quem iria votar? Claro que escolhia a miúda mais gira!

UM BLOG SOBRE CENAS MARADAS


Maltinha. A partir de hoje vou-me dedicar à pesca. Não é essa que estão a pensar. É mesmo à pesca de cenas mais interessantes do que aquelas que tantas vezes somos levados a escrever. É claro que não ficará de lado recorrer a temas aborrecidos como aqueles em que temos de falar muitas vezes para ver, mas mesmo só para ver, se surtem algum efeito para todos viverem um bocadito melhor. Não pensem que eu não sei bem que as coisas sobre arte, cultura e literatura ainda estão pouco acarinhadas, mas também sei que se ninguém fizer nada o futuro ainda será pior. Mas como sou um tipo que acredita que 'há mais marés que marinheiros' e atrás de uma montanha existe outra ainda maior, também sei dizer que os modelos que muitos políticos seguem já não servem para nada e isto só lá vai quando um grupo de jovens, e se for uma jovem(?), resolver partir a loiça e começar a fazer coisas.

JOVENS IRREVERENTES PRECISAM-SE, OS "VELHOS" ESTÃO ACOMODADOS OU OS "ACOMODADOS" ESTÃO VELHOS!

Nota: Se não és 'velho', ainda que tenhas 120 anos, e gostas da adrenalina, escreve um poema, uma carta de amor, aquela frase que nunca tiveste coragem de dizer à tua vizinha que se mete na tua vida... faz uma música, pinta uma tela ou as cortinas lá de casa e lança a tua 'arte' pela janela. Vais-te sentir mais feliz.

O fundo da sala


O dia começou com um teste sobre "Felizmente Há Luar!" de Luís de Sttau Monteiro. Gosto desta obra. Revejo a (minha) sociedade em cada uma daquelas palavras. Devia ser estranho, sobretudo se soubermos que ela pretende retratar um Portugal do passado. Hoje seria passado do passado se não fossem as insistências nos mesmos erros de um grupo privilegiado que até se dizem defensores da pátria.
Enfim, vamos deixar para lá essas coisas e olhar para o fundo da sala. A verdadeira arte que se nos impõe. Aprecio a bota em particular. A sua expressividade feliz.

sexta-feira, 17 de janeiro de 2014

E se em FAFE as ESCOLAS DESOCUPADAS fossem OCUPADAS com os melhores projetos culturais e artísticos?



Em Braga já acontece! Em Fafe, podia acontecer... quanto mais não fosse, disponibilizar espaços desocupados (escolas...) para que as associações se instalassem! Mas isto digo eu... não precisam concordar!!!





terça-feira, 14 de janeiro de 2014

O Cavaleiro



E se uma aldeia se transformasse num instante? Talvez uns dias... uma semana... o que poderia acontecer?